O envio de mala direta eletrônica como condição facilitadora para o consumo: um estudo teórico-empírico

Autores

  • Tales Sarmento Lacerda
  • Ricardo Teixeira Veiga

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.306

Resumo

Algumas teorias da ação amplamente utilizadas, como a Teoria do Comportamento Planejado (TCP), visam explicar e prever o comportamento do consumidor a partir das intenções comportamentais. Porém, em determinados comportamentos, as intenções explicam apenas uma pequena parte deles, sendo necessário investigar outras variáveis que possam melhorar o poder de explicação desses modelos. O modelo de Triandis, apresentado em 1979, sugere que a presença de condições facilitadoras pode, ao lado da intenção e do hábito, explicar e prever o comportamento. Este trabalho analisa o impacto do envio de mala direta aos clientes de uma videolocadora virtual como uma condição facilitadora segundo o modelo de Triandis, verificando, através dos registros eletrônicos, que a utilização deste recurso provoca um aumento no número de locações com relação ao comportamento usual dos clientes. Palavras-chave: Mala direta eletrônica; Comportamento do consumidor, Condições facilitadoras

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Publicado

2008-06-01

Como Citar

Lacerda, T. S., & Veiga, R. T. (2008). O envio de mala direta eletrônica como condição facilitadora para o consumo: um estudo teórico-empírico. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (2), Pag. 63. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.306

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