Modelagem de Equações Estruturais, Risco Percebido e Estado de Fluxo: um estudo no e-commerce

Cristiane Salomé Ribeiro Costa, Rafael Lucian

Resumo


A teoria do fluxo vem sendo apresentada como um relevante construto para entender o comportamento dos
consumidores em ambientes on-line, considerando a possibilidade de estimular o consumo neste meio. O risco
percebido, por sua vez, também tem sido objeto de estudos acadêmicos por ser um inibidor das compras on-line,
ao contrário do fluxo. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa é investigar a relação entre a percepção de risco e
o estado de fluxo. O método adotado teve caráter descritivo, com corte transversal único, por meio da aplicação
de um questionário on-line junto a uma amostra de 196 respondentes. Através da modelagem de equações estruturais
foi revelado que a habilidade do consumidor com o uso da internet interfere na sua percepção de risco.
Observou-se também que não há relação entre o fluxo e o risco percebido.

Palavras-chave: Teoria do Fluxo; Risco Percebido; Marketing Eletrônico; Modelagem de Equações Estruturais

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DOI: https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.310

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