Produção e Cálculo do Custo de um Fármaco Obtido do Suco do Abacaxi por Microfiltração

Autores

  • Francisco Luiz Gumes Lopes CEFET - BA
  • José Carlos Curvelo Santana Universidade Nove de Julho
  • Dalva Sbruzzi DESQ/FEQ/UNICAMP
  • Roberto Rodrigues de Souza DEQ/UFS
  • Elias Basile Tambourgi DESQ/FEQ/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.330

Resumo

Este  trabalho  objetivou  produzir  a  bromelina  a  partir  do  abacaxi,  bem  como,  determinar  as  condições ótimas  desse  processo  utilizando  membranas  planas  e  determinar  o  seu  custo  de  produção.  Para  tanto, variou-se a pressão transmembrana entre 0,05 e 0,15 bar e o pH entre 7,0 e 7,5 para avaliar seus efeitos sobre o índice de recuperação da bromelina. Também fez-se uma busca de preços de materiais e produtos utilizados. Os resultados mostraram que a condição ótima de obtenção das bromelinas foi na pressão de 0,05 bar em qualquer pH, onde o rendimento do processo superou os 85 %. O preço de custo mínimo de produção das bromelinas do abacaxi ficou entre 14 a 20 vezes menor que o preço comercializado e de 10 a 13 vezes que a mesma enzima quando é obtida por extração líquido-líquido, o que mostra a viabilidade econômica do processo de separação por membranas para a obtenção de bromelinas.

Palavras-chave: Ananas comosos; bromelina; membranas planas; custo de produção.

Biografia do Autor

Francisco Luiz Gumes Lopes, CEFET - BA

possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Sergipe (1996), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (2000) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos de Separação Por Membranas, atuando principalmente nos seguintes temas: bromelina, recuperação e concentração, análise dos fluxos de permeado e redes neurais.

José Carlos Curvelo Santana, Universidade Nove de Julho

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Sergipe (1999), mestrado (2003) e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Pós Doutorado em Engenharia Química (2008). Atualmente é prof. do Mestrado em Engenharia de Produção da UNINOVE. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Bioquímicos e Processos de Separação de Misturas, atuando principalmente nos seguintes temas: enzimas hidrolíticas, extração, sistemas bifásicos aquosos, adsorção, leito expandido, membranas, cromatografia, otimização, planejamento fatorial, e análise sensorial.

Dalva Sbruzzi, DESQ/FEQ/UNICAMP

possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), atualmente faz mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é funcionária do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura – CREA em Florianópolis – SC. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos de Separação, atuando principalmente nos seguintes temas: bromelina, recuperação e concentração.

Roberto Rodrigues de Souza, DEQ/UFS

Atual líder do Grupo de Pesquisas em Biotecnologia e Meio Ambiente (GPBIOMA) é mestre (1992) e doutor em engenharia química pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e pós-doutor pela Universidade Técnica de Lisboa (2000). Tem experiência na área de Engenharia Química com ênfase em Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química. Atuando principalmente nos seguintes temas: Separação , Tecnologia, Extração por solventes, Coluna de Adsorção e Extração Líquido-líquido.

Elias Basile Tambourgi, DESQ/FEQ/UNICAMP

Possui graduação (1979) e mestrado (1982) em Engenharia Quimica pela Universidade Estadual de Campinas, doutorado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (1989) e pós-doutorado pela Universidade Técnica de Lisboa (1994) . Atualmente é PROFESSOR ADJUNTO da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química. Atuando principalmente em: purificação de enzimas, colunas de Extração Liquido-Liquido e de Adsorção em Leito Expandido.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2012-01-22

Como Citar

Lopes, F. L. G., Santana, J. C. C., Sbruzzi, D., Souza, R. R. de, & Tambourgi, E. B. (2012). Produção e Cálculo do Custo de um Fármaco Obtido do Suco do Abacaxi por Microfiltração. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (2), 93. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.330

Edição

Seção

Artigos