Práticas e produtos ambientalmente sustentáveis: análise do conteúdo das informações veiculadas em revista de circulação no Brasil

Autores

  • Angélica Lucas Damasceno
  • José Francisco do Prado Filho
  • Silvana Prata Camargos

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v3i3.465

Resumo

O estudo apresenta um levantamento de peças publicitárias impressas que utilizaram mensagens com apelo ambiental. Fez-se uma análise de conteúdo destas peças procurando identificar o apelo ambiental explicitado e os setores responsáveis pela veiculação. Foram utilizados exemplares de revista semanal, com ampla circulação nacional. Como forma de delimitação das propagandas ecológicas utilizou-se os critérios desenvolvidos por Enéias (2005), considerando os apelos visuais e discursivos da área ambiental, e os usados por Guimarães (2006), quais foram: relação entre produto/serviço e o meio biofísico; promoção de estilo de vida verde sem destacar um produto/serviço, e divulgação da imagem responsabilidade ambiental da corporação. A análise foi realizada no período de maio/2005 a abril/2007. Como resultado, o trabalho apresenta um panorama da utilização das estratégias do marketing ambiental no Brasil, mostrando que os setores da economia brasileira que mais se utilizaram destes recursos foram o bancário, o mínero-metalúrgico e o de cosméticos. Observou-se que as instituições estão mais preocupadas com a imagem a ser passada aos consumidores do que em mostrar os atributos ecológicos dos seus produtos. Da pesquisa, contatou-se que o apelo menos utilizado foi aquele que busca em promover o estilo de vida ecologicamente correto, normalmente veiculado por Organizações Não Governamentais. Palavras-chave: Marketing Ambiental; Peças Publicitárias; Apelo Ambiental

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Publicado

2008-09-01

Como Citar

Damasceno, A. L., Prado Filho, J. F. do, & Camargos, S. P. (2008). Práticas e produtos ambientalmente sustentáveis: análise do conteúdo das informações veiculadas em revista de circulação no Brasil. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, 3(3), 11. https://doi.org/10.15675/gepros.v3i3.465

Edição

Seção

Artigos