Práticas e produtos ambientalmente sustentáveis: análise do conteúdo das informações veiculadas em revista de circulação no Brasil

Angélica Lucas Damasceno, José Francisco do Prado Filho, Silvana Prata Camargos

Resumo


O estudo apresenta um levantamento de peças publicitárias impressas que utilizaram mensagens com apelo
ambiental. Fez-se uma análise de conteúdo destas peças procurando identificar o apelo ambiental explicitado
e os setores responsáveis pela veiculação. Foram utilizados exemplares de revista semanal, com ampla circulação
nacional. Como forma de delimitação das propagandas ecológicas utilizou-se os critérios desenvolvidos
por Enéias (2005), considerando os apelos visuais e discursivos da área ambiental, e os usados por Guimarães
(2006), quais foram: relação entre produto/serviço e o meio biofísico; promoção de estilo de vida verde sem
destacar um produto/serviço, e divulgação da imagem responsabilidade ambiental da corporação. A análise
foi realizada no período de maio/2005 a abril/2007. Como resultado, o trabalho apresenta um panorama da
utilização das estratégias do marketing ambiental no Brasil, mostrando que os setores da economia brasileira
que mais se utilizaram destes recursos foram o bancário, o mínero-metalúrgico e o de cosméticos. Observou-se
que as instituições estão mais preocupadas com a imagem a ser passada aos consumidores do que em mostrar
os atributos ecológicos dos seus produtos. Da pesquisa, contatou-se que o apelo menos utilizado foi aquele que
busca em promover o estilo de vida ecologicamente correto, normalmente veiculado por Organizações Não
Governamentais.

Palavras-chave: Marketing Ambiental; Peças Publicitárias; Apelo Ambiental

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DOI: https://doi.org/10.15675/gepros.v3i3.465

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