Características de modais de transporte e requisitos para simulações na área de logística

Alander Ornellas, Renato de Campos

Resumo



São vários os requisitos para o projeto de jogos de empresas, que, cada vez mais, vêm sendo utilizados em cursos
de diversos níveis. Por exemplo, no projeto de um jogo de empresa visando simulações na área logística, existe a
necessidade de adaptar os parâmetros do jogo às características dos modais de transporte conforme a realidade
de cada país ou região. Outras características dos jogos dizem respeito à tecnologia de suporte. Este artigo apresenta
um estudo sobre modais de transporte, destacando a sua importância para a gestão dos custos e níveis
de serviço em um sistema logístico e, conseqüentemente, em um jogo de empresa. Também, são apresentados
sucintamente o jogo de empresa LOGIN e uma comparação com outros jogos de empresa encontrados no meio
acadêmico. O principal objetivo é fornecer informações sobre requisitos para o projeto ou uso de um jogo de
empresa para aplicação no ensino de logística.

Palavras-chaves: Simulações, Logística, Transporte, Jogos de Empresa, Aprendizagem.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15675/gepros.v3i3.469

Licença Creative Commons
Revista GEPROS - Gestão da Produção, Operações e Sistemas

http://revista.feb.unesp.br/index.php/gepros está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

 

Locations of visitors to this page