Desenvolvimento de competências na formação do engenheiro de produção: uma contribuição a partir do ensino de física

Autores

  • Ivan Jorge Boesing
  • Jarbas André da Rosa
  • Carlos Fernando Jung
  • Frederico Sporket

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v4i4.506

Resumo

Neste artigo são apresentados os resultados de uma experiência didático-pedagógica que teve por finalidade otimizar o processo de aprendizagem de Física e auxiliar no desenvolvimento das competências dos alunos em um Curso de Engenharia de Produção da região Sul. O método da experiência foi elaborado a partir da integração dos princípios metodológicos das propostas de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), Aprendizado por Situação-Problema e Aprendizagem por Descoberta. Como resultados, foram obtidos protótipos de novos produtos, sendo verificado que a efetiva exposição dos alunos às atividades da experiência no ensino de Física pode auxiliar na formação das competências profissionais dos mesmos, visando o futuro desenvolvimento de inovações tecnológicas. Palavras-chave: Situação-Problema; ABP; Aprendizagem; Ensino; Física; Engenharia.

Downloads

Publicado

2008-12-01

Como Citar

Boesing, I. J., André da Rosa, J., Jung, C. F., & Sporket, F. (2008). Desenvolvimento de competências na formação do engenheiro de produção: uma contribuição a partir do ensino de física. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, 4(4), 89. https://doi.org/10.15675/gepros.v4i4.506

Edição

Seção

Artigos