Desenvolvimento de competências na formação do engenheiro de produção: uma contribuição a partir do ensino de física

Ivan Jorge Boesing, Jarbas André da Rosa, Carlos Fernando Jung, Frederico Sporket

Resumo



Neste artigo são apresentados os resultados de uma experiência didático-pedagógica que teve por finalidade
otimizar o processo de aprendizagem de Física e auxiliar no desenvolvimento das competências dos alunos em
um Curso de Engenharia de Produção da região Sul. O método da experiência foi elaborado a partir da integração
dos princípios metodológicos das propostas de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), Aprendizado
por Situação-Problema e Aprendizagem por Descoberta. Como resultados, foram obtidos protótipos de novos
produtos, sendo verificado que a efetiva exposição dos alunos às atividades da experiência no ensino de Física
pode auxiliar na formação das competências profissionais dos mesmos, visando o futuro desenvolvimento de
inovações tecnológicas.

Palavras-chave: Situação-Problema; ABP; Aprendizagem; Ensino; Física; Engenharia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15675/gepros.v4i4.506

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



Licença Creative Commons

Está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

e-ISSN: 1984-2430
GEPROS. Gest. prod. oper. sist., Bauru, São Paulo-SP (Brasil).

Departamento de Engenharia de Produção da Faculdade de Engenharia da UNESP - Bauru

Av. Eng. Edmundo Carrijo Coube, n° 14-01 Fone: 55-14-3103-6122