Desenvolvimento de competências na formação do engenheiro de produção: uma contribuição a partir do ensino de física

Ivan Jorge Boesing, Jarbas André da Rosa, Carlos Fernando Jung, Frederico Sporket

Resumo



Neste artigo são apresentados os resultados de uma experiência didático-pedagógica que teve por finalidade
otimizar o processo de aprendizagem de Física e auxiliar no desenvolvimento das competências dos alunos em
um Curso de Engenharia de Produção da região Sul. O método da experiência foi elaborado a partir da integração
dos princípios metodológicos das propostas de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), Aprendizado
por Situação-Problema e Aprendizagem por Descoberta. Como resultados, foram obtidos protótipos de novos
produtos, sendo verificado que a efetiva exposição dos alunos às atividades da experiência no ensino de Física
pode auxiliar na formação das competências profissionais dos mesmos, visando o futuro desenvolvimento de
inovações tecnológicas.

Palavras-chave: Situação-Problema; ABP; Aprendizagem; Ensino; Física; Engenharia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15675/gepros.v4i4.506

Licença Creative Commons
Revista GEPROS - Gestão da Produção, Operações e Sistemas

http://revista.feb.unesp.br/index.php/gepros está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

 

Locations of visitors to this page