Comportamento adotado pelos agricultores familiares no uso e manuseio de agrotóxicos: um estudo de caso no Assentamento Guapirama em Campo Novo do Parecis-MT.

Autores

  • Adelice Minetto Sznitowski Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Nilton Luiz Menegon Universidade Federal de São Carlos- UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.514

Resumo

O objetivo deste artigo foi abordar a questão dos agrotóxicos, em relação aos procedimentos ado-ados pelos agricultores, tendo em vista os riscos para a saúde. Diante disso, o estudo realizado buscou identificar a postura adotada pelos agricultores, no uso e manuseio de agrotóxicos. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica direcionada ao tema, englobando aspectos como o surgimento dos agrotóxicos, sua introdução no Brasil, os riscos à saúde e medidas de proteção. Também, foi feita pesquisa de campo, junto a três famílias de agricultores assentados no Assentamento Guapirama, localizado no município de Campo Novo do Parecis-MT, junto aos quais se efetuou um acompanhamento do processo que envolve o cultivo da soja, em todas as suas fases: preparo do solo, plantio, tratos culturais e colheita. Cultura esta apresenta uso intensivo de agrotóxicos, especialmente na fase relativa aos tratos culturais. Os dados resultantes da observação in loco evidenciaram uma realidade de total despreparo desses agricultores ao trabalhar com tais produtos, o que resulta de falta de conhecimento sobre a forma correta de manipular agrotóxicos.

Palavras-chave: Agrotóxico; procedimento; risco.

Biografia do Autor

Adelice Minetto Sznitowski, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professora no Curso de Administração, Campus Universitário de Tangará da Serra-MT

Nilton Luiz Menegon, Universidade Federal de São Carlos- UFSCar

Professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos- UFSCar, Departamento de Engenharia de Produção

Downloads

Publicado

2012-03-09

Como Citar

Sznitowski, A. M., & Menegon, N. L. (2012). Comportamento adotado pelos agricultores familiares no uso e manuseio de agrotóxicos: um estudo de caso no Assentamento Guapirama em Campo Novo do Parecis-MT. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (2), 51. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.514

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)