Ergonomia como fator econômico no pensamento Enxuto: uma análise crítica bibliográfica

Autores

  • Leonardo Ferreira
  • Giovana Pimentel Gurgueira

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v9i3.560

Resumo

Este trabalho teve como objetivo realizar uma análise crítica sobre a Ergonomia como fator eco-nômico no pensamento Enxuto através de uma revisão da produção de artigos científicos da área.  disponibilizados em bases de dados eletrônicas.  Foram encontradas 45 referências nas bases de dados pesquisadas, das quais foram selecionados oito artigos. Os demais foram excluídos porque abordavam a ergonomia e o pensamento Enxuto em áreas diferentes das propostas no presente es-tudo. Para a análise dos dados, os artigos selecionados foram considerados quanto ao seu conteúdo, sendo então extraídas informações específicas de cada trabalho. Os dados indicaram que todos os artigos eram recentes, pois foram publicados entre 2004 e 2008. Em relação ao tipo de estudo, seis eram Estudos de Caso e dois eram de Levantamento Bibliográfico. O estudo demonstrou que a Ergonomia vem garantindo melhores condições de saúde, segurança, relações interpessoais e cooperação contribuindo com o sucesso técnico, econômico e financeiro das novas organizações e tecnologias. As condições de trabalho podem melhorar em função da Produção Enxuta, tornando o processo de trabalho menos rígido e mais independente, demonstrando que pensamento Enxuto e Ergonomia não estão necessariamente em conflito.

Biografia do Autor

Leonardo Ferreira

Especialista em Gestão Industrial pela Anhanguera Educacional (2008), possui graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (2006), Green Belt Seis Sigmas pela Unicamp (2009). Experiência no desenvolvimento de projetos mecânicos; Experiência em projetos educacionais / pedagógicos; Experiência na área docente com enfoque em Administração, Gestão Industrial e Logística.

Giovana Pimentel Gurgueira

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (2002), Especialização em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Paulista (2008) e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem do Trabalho e Enfermagem Médico-Cirúrgica.

Downloads

Publicado

2013-09-26

Como Citar

Ferreira, L., & Gurgueira, G. P. (2013). Ergonomia como fator econômico no pensamento Enxuto: uma análise crítica bibliográfica. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, 9(3), 39. https://doi.org/10.15675/gepros.v9i3.560

Edição

Seção

Artigos