Análise de empresa incubada como habitat de empreendedorismo, inovação e competitividade

Autores

  • Andréia Antunes da Luz INSTITUTO EDUCACIONAL DE CASTRO - INEC / UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - UTFPR - CAMPUS PONTA GROSSA.
  • João Luiz Kovaleski Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Ponta Grossa – UTFPR-PG. Coodenador Do Mestrado em Engenharia de Produção e Pesquisador e Prof Strito Senso.
  • Dálcio Roberto dos Reis UTFPR
  • Pedro Paulo de Andrade Júnior Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Ponta Grossa – UTFPR-PG. Professor
  • Alexandre Zammar Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Ponta Grossa – UTFPR-PG. Mestrando

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i4.584

Resumo

O desenvolvimento e o progresso estão intimamente ligados à inovação e competitividade de produtos e serviços, e à capacidade de gerenciar as organizações de forma empreendedora. Este estudo foi realizado na empresa incubada Beta Indústria e Comércio de Brinquedos, com o objetivo de descrever o sucesso que obteve com o empreendedorismo, a inovação e a competitividade em games educativos.  A pesquisa foi classificada como básica, e utilizou-se a abordagem qualitativa a partir de dados oficiais da Incubadora Tecnológica de Ponta Grossa – INTECPONTA e a entrevista como instrumento de coleta de dados. Para atingir o objetivo proposto em função dos procedimentos técnicos utilizou-se o estudo de caso. Os resultados da pesquisa permitiram analisar o estudo de caso da empresa Beta e registrar aspectos de empreendedorimo, inovação e competitividade no desenvolvimento de uma ideia, aliado ao apoio e participação da incubadora. Além disso, a pesquisa contribui para a prática gerencial ao estudar in loco o papel de uma empresa incubada e, também, pela incubadora, de modo a melhorar sua relação como habitats de empreendedorimso, inovação e competitividade.

Palavras-chave: Empreendedorismo; Desenvolvimento Tecnológico; Gestão do Conhecimento; Inovação; Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica.

Biografia do Autor

Andréia Antunes da Luz, INSTITUTO EDUCACIONAL DE CASTRO - INEC / UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - UTFPR - CAMPUS PONTA GROSSA.

Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2006) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2012). Atualmente é tutor on line da Universidade Estadual de Ponta Grossa e professora do CENTRO EDUCACIONAL DE CASTRO.

João Luiz Kovaleski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Ponta Grossa – UTFPR-PG. Coodenador Do Mestrado em Engenharia de Produção e Pesquisador e Prof Strito Senso.

Graduação em Engenharia Industrial Eletrônica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1986), graduação em Técnologo em Automação Industrial - Universite de Grenoble I (Scientifique Et Medicale - Joseph Fourier) (1985), mestrado em Ciências com Ênfase em Automação Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1988) e doutorado em Instrumentação Industrial - Universite de Grenoble I (Scientifique Et Medicale - Joseph Fourier) (1992). Atualmente é professor associado da Universidade Tecnologica Federal do Parana, editor das Revistas Gestão Industrial (Online) e Tecnologia & Humanismo, e revisor das revistas Publicatio UEPG (Ponta Grossa) e Gepros(UNESP). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: transferencia de tecnologia, gestao industrial, agente de inovacao, gestão do conhecimento e inovacao tecnologica.

Dálcio Roberto dos Reis, UTFPR

Pós-doutor em Planejamento Estratégico de Tecnologia pela Universidade de Aveiro (2007. Doutor em Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro (2000. Atualmente é pesquisador da Fundação de Apoio Ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UTFPR e professor titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Pedro Paulo de Andrade Júnior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Ponta Grossa – UTFPR-PG. Professor

Graduação em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é professor adjunto e pesquisador da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Desenvolve e participa de projetos e pesquisa na área de transferência de tecnologia que envolvem parceria Universidade/Empresa/Governo e redes de empresas no programa de pós-graduação em engenharia de produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Publicou 80 itens de produção bibliográfica, 67 itens de produção técnica e participou de 65 eventos Científicos. Além da tese acadêmica possui 6 livros publicados e escreveu 2 capítulos de livros. É membro do corpo editorial de 3 periódicos científicos. Além disso, participa como revisor e/ou parecista de 15 periódicos científicos. Coordena projetos de pesquisa e extensão e orientou mais de 50 trabalhos de conclusão de curso de graduação e pós-graduação. Recebeu 11 prêmios e/ou homenagens. Atualmente orienta dissertações mestrados bem como alunos de iniciação científica e de trabalho final de graduação, buscando atender a premissa da universidade pública brasileira: ensino, pesquisa e extensão. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: arranjos produtivos locais, transferência de tecnologia, engenharia econômica, incubadoras de empresas e parques tecnológicos, gestão industrial, redes de empresas, inovação tecnológica, probabilidade e estatística.

Alexandre Zammar, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Ponta Grossa – UTFPR-PG. Mestrando

Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1997), Especialização em Gestão Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2010), Mestrando em Engenharia de Produção pela UTFPR, Professor Substituto da UTFPR-PG, Diretor do Dep. de Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. Vice-Presidente do CONDEPARQUE - Conselho de Desenvolvimento do Parque Eco Tecnológico de Ponta Grossa.

Downloads

Publicado

2013-01-21

Como Citar

Antunes da Luz, A., Kovaleski, J. L., dos Reis, D. R., de Andrade Júnior, P. P., & Zammar, A. (2013). Análise de empresa incubada como habitat de empreendedorismo, inovação e competitividade. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (4), 43. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i4.584

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)