Análise comparativa da agroindústria sucroalcooleira no Sistema Regional de Inovação nas regiões Nordeste e Centro-Sul
Resumo
O desenvolvimento regional pode ser alcançado através do aumento da competitividade das empresas, e estas, são capazes de aproveitar as externalidades do ambiente e internalizar soluções para problemas comuns. Este artigo objetiva descrever como o Sistema Regional de Inovações (SRI) no Nordeste está influenciando a capacidade produtiva, o desempenho tecnológico e o crescimento das empresas nessa região, em comparação com as maiores empresas da mesma indústria que possuem sede no Centro-Sul. Assim, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo desenvolvida por meio de uma extensa pesquisa bibliográfica documental, seguida por entrevistas estruturadas com representantes de grupos econômicos e usinas independentes. Os procedimentos de análise de dados foram realizados com o uso de técnicas estatísticas que consistem na aplicação de uma análise de variância de um fator (one-way ANOVA) e pelos métodos mais robustos de Welch e Brown-Forsythe. Como resultado geral, destaca-se que: a) é necessário estudar sobre o Sistema de Inovação Sucroenergético adotando um corte de setor industrial, particularmente descrevendo seus agentes e comportamentos e b) o conhecimento gerado na indústria é amplamente difundido entre todas as firmas, não permitindo que nenhuma firma se aproprie individualmente dos benefícios das inovações geradas pelo sistema de inovação.O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.