Gestão de micro e pequenas empresas: uma proposta de disciplina para a formação do engenheiro

Autores

  • Luciana Helena Crnkovic Universidade Camilo Castelo Branco
  • Sérgio Luiz do Amaral Moretti Universidade Nove de JUlho

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i4.652

Resumo

A gestão de produção voltada às micro e pequenas empresas (MPEs) tem peculiaridades nem sempre enfatizadas nos cursos de Engenharia de Produção. Gerenciar uma MPE exige visão diferenciada e compreensão de suas peculiaridades, entre elas: estruturas, sistemas, estratégias, habilidades e estilos administrativos. Este trabalho teve por objetivo a proposição de itens importantes para o conteúdo programático de uma disciplina sobre Gestão de Micro e Pequenas Empresas GMPE, partindo do Estudo Exploratório das Diretrizes Curriculares do Curso de Engenharia de Produção e do referencial teórico do perfil da gestão de pequenas empresas. Entender como a MPE é formada, percebida e administrada pode ser um diferencial competitivo para o sucesso do engenheiro de produção.

Palavras-chave: Gestão de Micro e Pequenas e Empresas; Currículo de Engenharia de Produção; Diretrizes Curriculares para os Cursos de Engenharia.

Biografia do Autor

Luciana Helena Crnkovic, Universidade Camilo Castelo Branco

Doutoranda do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração - PMDA da Univesidade Nove de Julho - Uninove

Sérgio Luiz do Amaral Moretti, Universidade Nove de JUlho

Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração - PMDA da Univesidade Nove de Julho - Uninove

Downloads

Publicado

2013-01-21

Como Citar

Crnkovic, L. H., & Moretti, S. L. do A. (2013). Gestão de micro e pequenas empresas: uma proposta de disciplina para a formação do engenheiro. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (4), 11. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i4.652

Edição

Seção

Artigos