A governança das relações entre empresas: contrato, compromisso, hierarquia e confiança

Leonel Mazzali, Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza

Resumo



O objetivo do trabalho é a apresentação e a discussão de aparatos teórico-metodológicos adequados para des- crever e explicar a dinâmica do processo de gestão das relações entre as empresas. É um estudo do tipo explora- tório, assentado na revisão da literatura relevante. São colocadas em evidência quatro abordagens associadas à explicitação dos formatos dos arranjos entre empresas - contrato, compromisso, confiança-negociação-reci- procidade e hierarquia. Na explicitação dos parâmetros que balizam a coordenação e o alinhamento das ações das organizações envolvidas em um arranjo interorganizacional observam-se diferenças, sob o ponto de vista analítico. A consideração sobre a natureza do ambiente, no qual são definidas e se desenvolvem as relações en- tre empresas, permite situar, de um lado, a perspectiva do contrato e, de outro, as demais. Para a primeira pers- pectiva, o contrato constitui um mecanismo de coordenação suficiente para designar um conjunto de incentivos que compatibiliza interesses conflitantes dos agentes. Para as demais perspectivas, a introdução da incerteza deixa patente a impossibilidade de utilizar o contrato como mecanismo suficiente de coordenação dos agentes. As perspectivas do compromisso, da confiança e da hierarquia, ao partirem de um mesmo contexto decisório, introduzem parâmetros adicionais essenciais à coordenação das relações entre empresas. Palavras-Chave: Relações entre empresas; Mecanismos de coordenação; Governança

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DOI: https://doi.org/10.15675/gepros.v1i1.733

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