Análise Quantitativa de Risco de uma unidade de recuperação de enxofre em uma refinaria de petróleo

Autores

  • Heitor de Oliveira Duarte UFPE
  • Enrique Andrés López Droguett UFPE

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.756

Resumo

Vários segmentos de indústria, especialmente a do petróleo, lidam com grandes quantidades de substâncias altamente perigosas, de modo que vazamentos acidentais podem causar graves danos à sociedade e meio-ambiente, bem como ameaçar o cumprimento das metas futuras da empresa responsável. Observa-se nestas empresas dificuldade de decisão quanto à aceitabilidade do risco e o quanto investir em medidas para a sua redução. Neste sentido, a Análise Quantitativa de Riscos (AQR) permite quantificar, preventivamente, o risco de eventos como explosão, incêndio, dispersão de nuvem tóxica, entre outros. Assim, o gestor terá informação relevante e objetiva para tomada de decisão quanto ao gerenciamento dos riscos. Este trabalho apresenta um método para AQR e faz um estudo de caso, aplicando o método em uma típica Unidade de Recuperação de Enxofre (URE), considerando dados (e.g., de processo, localização, meteorologia, arranjo físico) do projeto da Refinaria Abreu e Lima (RNEST). Estes dados constam no EIA/RIMA da refinaria. A URE foi projetada para operar com elevadas concentrações de uma substância altamente tóxica: o H2S. Os riscos foram calculados e os resultados mostram que eles são negligenciáveis, de modo que não há necessidade de reavaliar o projeto desta URE na RNEST.

Palavras-chave: Risco; Análise de Risco; Análise Quantitativa de Risco; Refino de Petróleo; Unidade de Recuperação de Enxofre.

Downloads

Publicado

2012-04-19

Como Citar

Duarte, H. de O., & Droguett, E. A. . L. (2012). Análise Quantitativa de Risco de uma unidade de recuperação de enxofre em uma refinaria de petróleo. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (2), 23. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.756

Edição

Seção

Artigos