Abordagem metodológica para avaliação de relacionamentos de redes de empresas:um exemplo de aplicação na indústria brasileira de autopeças

Autores

  • Prof. Dr. José Paulo Alves Fusco
  • Profa. MSc. Rosemeire do Carmo Mota Dias

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.835

Resumo

Atualmente, diversos autores enfatizam a existência de um contexto de economia crescentemente globalizada. De modo a assegurar condições adequadas de competitividade para exploração de suas operações, os processos internos de análise e tomada de decisão das empresas também, vêm passando por contínua evolução. O objetivo é assimilar o mais rapidamente possível as mudanças nas variáveis de competitividade, na medida em que ocorrem. O presente artigo apresenta um modelo conceitual e um estudo de caso ilustrativo, com o objetivo de avaliar os relacionamentos entre os atores presentes em uma rede de operações. A compreensão dos relacionamentos e dos pressupostos, nos quais se baseiam, bem como a identificação da hierarquia de importância existente entre eles, são vitais para sua consideração em um sistema de tomada de decisão. Os resultados sugerem a possibilidade de utilizar a abordagem proposta como instrumento auxiliar, para avaliação dos relacionamentos existentes dentro de uma rede de empresas, em função das condições exigidas de competitividade típicas de suas operações. Palavras-chaves: Rede de empresas; cadeia de fornecimentos; tomada de decisão; redes simultâneas.

Downloads

Publicado

2012-01-21

Como Citar

Fusco, P. D. J. P. A., & Dias, P. M. R. do C. M. (2012). Abordagem metodológica para avaliação de relacionamentos de redes de empresas:um exemplo de aplicação na indústria brasileira de autopeças. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (1), 27. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.835

Edição

Seção

Artigos