Capacitação do processo produtivo em uma empresa de alta tecnologia para a Customização em Massa

Cláudio Marcos Vigna, Dario Ikuo Miyake

Resumo


A customização é uma estratégia que tem sido adotada por um número crescente de empresas como diferencial
competitivo. Seu objetivo é atender aos anseios mais específicos dos clientes, oferecendo produtos customizados.
A busca destes objetivos requer profundas alterações nos seus processos de negócios das empresas. Uma
mudança muito importante é quanto ao processo produtivo da empresa, uma vez que a adoção da
customização ocasiona uma maior complexidade quanto ao fluxo de informação e de material. Customização
em Massa é o novo paradigma de produção, que permite à empresa customizar seus produtos e serviços, sem
perda excessiva de eficiência e conseqüente aumento de custo. O presente artigo faz uma análise do processo
produtivo de uma empresa de alta tecnologia, fabricante de computadores pessoais customizados. Será
analisado como seus recursos e processos estão organizados e foram capacitados para operar sob a perspectiva
da Customização em Massa. Serão abordadas também possibilidades de melhoria no atual processo produtivo
com a aplicação do postponement.

Palavras-chave: Customização em massa, Processos produtivos, Capacitação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.86

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons

Está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

e-ISSN: 1984-2430
GEPROS. Gest. prod. oper. sist., Bauru, São Paulo-SP (Brasil).

Departamento de Engenharia de Produção da Faculdade de Engenharia da UNESP - Bauru

Av. Eng. Edmundo Carrijo Coube, n° 14-01 Fone: 55-14-3103-6122