Capacitação do processo produtivo em uma empresa de alta tecnologia para a Customização em Massa

Cláudio Marcos Vigna, Dario Ikuo Miyake

Resumo


A customização é uma estratégia que tem sido adotada por um número crescente de empresas como diferencial
competitivo. Seu objetivo é atender aos anseios mais específicos dos clientes, oferecendo produtos customizados.
A busca destes objetivos requer profundas alterações nos seus processos de negócios das empresas. Uma
mudança muito importante é quanto ao processo produtivo da empresa, uma vez que a adoção da
customização ocasiona uma maior complexidade quanto ao fluxo de informação e de material. Customização
em Massa é o novo paradigma de produção, que permite à empresa customizar seus produtos e serviços, sem
perda excessiva de eficiência e conseqüente aumento de custo. O presente artigo faz uma análise do processo
produtivo de uma empresa de alta tecnologia, fabricante de computadores pessoais customizados. Será
analisado como seus recursos e processos estão organizados e foram capacitados para operar sob a perspectiva
da Customização em Massa. Serão abordadas também possibilidades de melhoria no atual processo produtivo
com a aplicação do postponement.

Palavras-chave: Customização em massa, Processos produtivos, Capacitação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.86

Licença Creative Commons
Revista GEPROS - Gestão da Produção, Operações e Sistemas

http://revista.feb.unesp.br/index.php/gepros está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

 

Locations of visitors to this page