Estratégias logísticas utilizadas em empresas de confecção de moda social – estudo de caso

Autores

  • Caio Lopes Brasil Faculdade Farias Brito
  • Roberto Ednísio Vasconcelos Rocha Banco do Nordeste do Brasil e Faculdade Farias Brito

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.867

Resumo

Este artigo abordou as principais estratégias logísticas utilizadas na indústria de confecções. As estratégias estudadas foram terceirização, a aliança logística, parceria (comakership), integração vertical e horizontal, logística reversa e logística retardada (postponement). As observações foram feitas, a partir de pesquisa bibliográfica e de campo. O objetivo do estudo foi diagnosticar as estratégias logísticas que são utilizadas em uma indústria de confecção de moda social, de grande porte e os motivos que a fazem aderir às estratégias. Verificou-se a utilização de várias estratégias com a incidência da integração vertical, como opção de domínio do maior número de operações logísticas por parte da empresa.

Palavras-chave: Estratégias logísticas; confecções; moda social.

Biografia do Autor

Roberto Ednísio Vasconcelos Rocha, Banco do Nordeste do Brasil e Faculdade Farias Brito

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará, especialização em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Ceará e pelo Instituto CENTEC, além de Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba. É, atualmente, professor da Faculdade Farias Brito e Gerente de Negócios do Banco do Nordeste do Brasil S/A. Tem experiência na área de formulação de políticas públicas e estruturação de negócios empresarias, e ensino com ênfase em Engenharias, atuando principalmente nos seguintes temas: Região Nordeste, Calçados, Confecções, Gestão da Produção, Logística e Desenvolvimento Regional.
Faculdade Farias Brito (chancela da FGV).

Autor do livro: Estratégias logísticas viáveis para empresas industriais de confecções (BLUCHER, 2008).

Co-autor do livro: A indústria nordestina de calçados: características, oportunidades e desafios (BNB, 2006).

 

Downloads

Publicado

2012-03-02

Como Citar

Brasil, C. L., & Vasconcelos Rocha, R. E. (2012). Estratégias logísticas utilizadas em empresas de confecção de moda social – estudo de caso. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (1), 41. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.867

Edição

Seção

Artigos