Planejamento de experimentos no processo produtivo utilizando o método Taguchi

Autores

  • Edvaldo Amaro Santos Correia CEFET - PE/Brasil
  • Dr. Jorge Alexander Sosa Cardoza CEFET-AM, UEAM-AM, UFAM-AM/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.868

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo desenvolver experimentos na linha de produção, baseado nas ferramentas convencionais da qualidade e no método Taguchi. O estudo de caso foi realizado na linha de injeção plástica da empresa COMPAZ Componentes da Amazônia. S.A., instalada no distrito industrial de Manaus, Amazonas, Brasil. O problema se refere a uma mancha observada sobre a superfície dos gabinetes de plástico dos televisores. Os fatores investigados foram: matéria-prima, montagem e tinta. Experimentos foram planejados e executados, o arranjo ortogonal empregado foi o L8, proposto por Taguchi. As medições das áreas da mancha obtidas foram analisadas, através da técnica de análise de variância; utilizamos as variáveis mais significativas para o problema, tais como: matéria-prima virgem e reciclada, montagem com uso de luva e sem luva e tinta diluída e concentrada. O estudo do problema foi caracterizado, através da medição da área da mancha, as análises físico-químicas determinaram contaminação no substrato por traços de metais, confirmando que os fatores selecionados para estudo indicavam a causa do problema.

Palavras-chave: Transformação de Termoplásticos; Causas e Efeitos; Solução de problemas; Estatística na Produção; Planejamento de Experimento.

Downloads

Publicado

2012-03-02

Como Citar

Correia, E. A. S., & Sosa Cardoza, D. J. A. (2012). Planejamento de experimentos no processo produtivo utilizando o método Taguchi. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (1), 55. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.868

Edição

Seção

Artigos