Relato da utilização de ferramentas e técnicas de gestão de projetos em um projeto de pesquisa acadêmica

Autores

  • Gislaine Aparecida Vitoreli Universidade de São Paulo
  • Carlos Henrique Bertucci Lima Universidade de São Paulo
  • Mateus Cecílio Gerolamo Universidade de São Paulo
  • Luiz Cesar Ribeiro Carpinertti Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i4.874

Resumo

A gestão de projetos é uma área bastante consolidada, tanto devido ao desenvolvimento de diversas pesquisas por acadêmicos quanto devido à utilização cada vez mais frequente de suas ferramentas e técnicas pelas organizações. A diminuição do ciclo de vida dos produtos, o aumento da competição global e a rápida evolução tecnológica são alguns dos fatores que têm levado as organizações a utilizar projetos como meio para atender aos seus objetivos. Apesar da vasta literatura em gestão de projetos e de seu amplo reconhecimento pelas organizações, existem poucos trabalhos que tratam da aplicação de suas ferramentas e técnicas em projetos de pesquisas acadêmicas. Dessa forma, este trabalho visa relatar o uso dessas ferramentas e técnicas, no gerenciamento das atividades de um projeto de pesquisa acadêmica. Assim, espera-se contribuir com outros projetos de pesquisa, demonstrando os resultados positivos que esta prática pode proporcionar.

Palavras-chave: gestão de projetos; ferramentas e técnicas de gestão de projetos; projetos de pesquisas acadêmicas.

Biografia do Autor

Gislaine Aparecida Vitoreli, Universidade de São Paulo

Atualmente é mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos, EESC - USP. Possui graduação em Administração (com habilitação em Administração Pública) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP.

Downloads

Publicado

2012-03-03

Como Citar

Vitoreli, G. A., Lima, C. H. B., Gerolamo, M. C., & Carpinertti, L. C. R. (2012). Relato da utilização de ferramentas e técnicas de gestão de projetos em um projeto de pesquisa acadêmica. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (4), 111. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i4.874

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)