Indicadores de desempenho: um modelo para avaliação em hotel

Autores

  • Gerson Luis Russo Moysés
  • Moisés Ari Zilber

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.90

Resumo

Este trabalho trata da identificação das tendências de alguns indicadores de um hotel, conforme modelo proposto por Zilber e Fischmann. A fundamentação teórica está embasada em trabalhos de autores, como Harland (1996), Castelli (2003), Vallen e Vallen (2003) e Walker (1999), que tratam dos temas relacionados à ‘hotelaria e sua cadeia de valores’; Whittington (2002) e Abell (1995) que tratam do ‘planejamento estratégico’; Kaplan e Norton (1997) e Young (2003) que discutem o tema ‘indicadores de desempenho’ e Pring (1999) e Zilber e Fischmann (2002 e 2001) que tratam da ‘média móvel’. Foi realizada uma pesquisa exploratória em um hotel do interior de São Paulo. A coleta de dados foi feita por meio de análise documental, no período compreendido entre 2002 e 2004 e, para o tratamento dos dados, foi utilizada a ‘média móvel aritmética’. Os resultados evidenciaram que o modelo tem capacidade de demonstrar a tendência do desempenho da empresa e de subsidiar o acompanhamento e a redefinição do processo de planejamento estratégico da organização. Palavras-chave: Indicadores; Desempenho, Hotel.

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Publicado

2006-07-01

Como Citar

Moysés, G. L. R., & Zilber, M. A. (2006). Indicadores de desempenho: um modelo para avaliação em hotel. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (2), Pag. 75. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.90

Edição

Seção

Artigos