Utilização da técnica AHP para análise da concorrência entre operadoras de planos de saúde

Autores

  • Dewey Wollmann PUCPR
  • Maria Teresinha Arns Steiner PUCPR
  • Guilherme Ernani Vieira PUCPR
  • Patrícia Arns Steiner UFPR

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i4.901

Resumo

Um dos mais importantes aspectos a ser considerado pelas operadoras de saúde no desenvolvimento de seus produtos (ou serviços) e na divulgação dos mesmos é a percepção dos consumidores com relação aos atributos de seus produtos (ou serviços). O objetivo deste artigo é organizar e hierarquizar os atributos dos serviços desenvolvidos pelas principais empresas operadoras de planos de saúde do município de Curitiba, PR, segundo a percepção de seus consumidores. Para tanto, fez-se uso da técnica clássica Analytic Hierarchy Process (AHP), ferramenta de análise de decisão e planejamento de múltiplos critérios, através da qual foram analisadas sete empresas e seis atributos de cada uma delas. Os resultados mostram que o atributo mais significativo aos usuários é o “preço” e, além disso, que as empresas podem ser agrupadas em dois conjuntos de preferências: PS1 e PS2 (Planos de Saúde 1 e 2 com cerca de 23% e 19% das preferências cada um deles) e PS3, PS4, PS5, PS6 e PS7 (com cerca de 10% cada). A partir dos resultados de cada atributo analisado, as empresas têm condições de redefinir suas estruturas, processos, preços e redes credenciadas com o objetivo de sensibilizar seus públicos-alvos.

Palavras-chave: Processo AHP; Atributos de Operadoras de Saúde; Percepção dos consumidores

Biografia do Autor

Dewey Wollmann, PUCPR

Engenheiro pelo Instituto Militar de Engenharia do Rio de Janeiro. Mestre em Engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Engenharia Econômica e em Análise e Projeto de Sistemas de Informações pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Especialista em Gestão de Instituições de Ensino e em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Suficiência Investigadora (créditos de Doutorado) em Ciências Empresariais pela Universidade de Leon (Espanha). Doutorando em Engenharia da Produção na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Desenvolveu atividades de pesquisa em modelos matemáticos e simulação em Instituto de Pesquisa Portuária (PHRI) do Japão, durante um ano, como bolsista da JICA (Japan International Cooperation Agency). Foi Diretor do Porto de Paranaguá, do Complexo Industrial e Portuário da COPAZA Indústria de Óleos Vegetais e das Faculdades SPEI. Foi um dos responsáveis pela criação e o primeiro Superintendente da Aliança Saúde, complexo médico-hospitalar da PUCPR e Santa Casa. É Professor de cursos de Graduação e Pós-Graduação da PUCPR e consultor de empresas.

Downloads

Publicado

2012-04-11

Como Citar

Wollmann, D., Steiner, M. T. A., Vieira, G. E., & Steiner, P. A. (2012). Utilização da técnica AHP para análise da concorrência entre operadoras de planos de saúde. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (4), 111. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i4.901

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)