Análise ergonômica do trabalho: o caso de uma serraria na metade sul do Rio Grande do Sul

Autores

  • Aline Falcão Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Mariana Fachin Saldanha Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Adriana Dias Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Luis Antonio dos Santos Franz Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i4.920

Resumo

O setor produtivo que envolve os mercados de madeiras e produtos derivados destaca-se pelo seu impacto econômico e social, tanto em nível mundial quanto no caso particular brasileiro. Neste setor, o caso particular das serrarias destaca-se por apresentar importantes demandas por melhorias ergonômicas. Tendo em conta isso, o presente estudo tem por objetivo investigar as condições ergonômicas em uma serraria, localizada na fronteira sul do Rio Grande do Sul. Para tanto, realizou-se levantamentos em campo e a aplicação de métodos de análise ergonômica. Verificou-se, no posto de trabalho mais crítico, controle do Carro Porta-Toras Pneumático-Automático (CPTPA), a necessidade urgente de melhorias de âmbito postural. Além disso, identificou-se uma série de necessidades de melhorias, relativas ao ambiente de trabalho, incluindo conforto térmico, ruído e interface homem-máquina.

Palavras-chave: método RULA; serrarias; condições ergonômicas.

Biografia do Autor

Luis Antonio dos Santos Franz, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Possui graduação em Engenharia Civil pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2001), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em co-tutela em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil) e pela Universidade do Minho (Portugal) (2009). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Garantia de Controle de Qualidade, Saúde e Segurança Ocupacional e Manutenção Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: gerência da produção, qualidade, gerência de serviços, manutenção industrial, seis sigma e gestão da saúde e segurança do trabalho e ergonomia.

Downloads

Publicado

2012-07-07

Como Citar

Falcão, A., Saldanha, M. F., Dias, A., & Franz, L. A. dos S. (2012). Análise ergonômica do trabalho: o caso de uma serraria na metade sul do Rio Grande do Sul. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (4), 59. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i4.920

Edição

Seção

Artigos