Aplicação do Gerenciamento de Tempo conforme o Guia PMBOK® em empreendimento habitacional em Brasília

Autores

  • Michele Tereza Marques Carvalho Universidade de Brasília
  • Matheus Barbosa Azevedo Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v9i3.949

Resumo

A competitividade no setor de construção civil exige das empresas investimento em metodologia efi-ciente de planejamento e controle de obras, a fim de permitir domínio pleno do projeto. Um eficiente gerenciamento de projetos resulta no aumento da probabilidade de sucesso das atividades e na fina-lização dessas conforme prazos, custos e escopo planejados, bem como de acordo com a qualidade requerida. Este trabalho contempla a aplicação do gerenciamento de tempo em um empreendimento habitacional em Brasília e baseia-se em um modelo de gerenciamento padrão, recomendado pelo Pro-ject Management Institute (PMI). Esse modelo é especificado e detalhado no Project Management Body of Knowledge (PMBOK®) 4ª Edição. Para o desenvolvimento da pesquisa, adotou-se o método de pesquisa-ação, observando-se o modo de planejamento do prazo da obra e as principais dificulda-des que contribuem para sua atual situação de atraso. Após a integração da pesquisa bibliográfica e dos dados levantados na pesquisa-ação, como objetivo deste trabalho, foi criada uma proposta com-posta por ações estruturadas em ferramentas e técnicas de monitoramento e controle de prazos do projeto para que possam ser implementadas na obra. Por meio da aplicação prática, será possível ver em uso o que estava sendo proposto, observando-se as consequências práticas para a empresa e para o sucesso do empreendimento.

Biografia do Autor

Michele Tereza Marques Carvalho, Universidade de Brasília

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Goiás (2000), especialista em Planejamento Urbano e Ambiental pela Universidade Estadual de Goiás (2001) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (2005). Doutoramento pela Universidade de Brasília (2009), sendo a área de pesquisa em construção civil com ênfase em sustentabilidade e habitação de interesse social. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: reciclagem, gesso, tijolo de gesso, sustentabilidade, planejamento de grandes obras, Sistema de Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental e Gestão de Projetos.

Downloads

Publicado

2013-09-26

Como Citar

Carvalho, M. T. M., & Azevedo, M. B. (2013). Aplicação do Gerenciamento de Tempo conforme o Guia PMBOK® em empreendimento habitacional em Brasília. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, 9(3), 113. https://doi.org/10.15675/gepros.v9i3.949

Edição

Seção

Artigos