Gestão de portfólio de produtos: práticas adotadas por uma empresa de base tecnológica de médio porte localizada na cidade de São Carlos – SP

Fábio Burin Neto, Daniel Jugend, Sanderson César Macedo Barbalho, Sérgio Luis da Silva

Resumo


No contexto do processo de desenvolvimento de produtos (PDP), a gestão de portfólio cumpre importante papel ao determinar o conjunto de produtos que uma empresa utiliza para competir no mercado. Por realizarem contínuas atividades de previsão tecnológica para o desenvolvimento e transferência de tecnologias aos seus produtos ao longo do PDP, a gestão de portfólio é atividade complexa, especialmente entre as empresas de base tecnológica. Este artigo tem o objetivo de analisar as práticas de gestão de portólio de produtos em uma empresa de base tecnológica de médio porte localizada na cidade de São Carlos, SP. Empregou-se o procedimento qualitativo de pesquisa, operacionalizado por meio de estudo de caso. Dentre os principais resultados, notou-se que as decisões em portfólio de produtos dependem, sobretudo, da percepção da alta administração e que as análises financeiras constituem-se no principal método de apoio à decisão utilizado.

Palavras-chave: Processo de Desenvolvimento de Produtos. Gestão de Portfólio. Empresas de Base Tecnológica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.986

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons

Está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

e-ISSN: 1984-2430
GEPROS. Gest. prod. oper. sist., Bauru, São Paulo-SP (Brasil).

Departamento de Engenharia de Produção da Faculdade de Engenharia da UNESP - Bauru

Av. Eng. Edmundo Carrijo Coube, n° 14-01 Fone: 55-14-3103-6122