Gestão de portfólio de produtos: práticas adotadas por uma empresa de base tecnológica de médio porte localizada na cidade de São Carlos – SP

Autores

  • Fábio Burin Neto
  • Daniel Jugend Unesp
  • Sanderson César Macedo Barbalho
  • Sérgio Luis da Silva

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.986

Resumo

No contexto do processo de desenvolvimento de produtos (PDP), a gestão de portfólio cumpre importante papel ao determinar o conjunto de produtos que uma empresa utiliza para competir no mercado. Por realizarem contínuas atividades de previsão tecnológica para o desenvolvimento e transferência de tecnologias aos seus produtos ao longo do PDP, a gestão de portfólio é atividade complexa, especialmente entre as empresas de base tecnológica. Este artigo tem o objetivo de analisar as práticas de gestão de portólio de produtos em uma empresa de base tecnológica de médio porte localizada na cidade de São Carlos, SP. Empregou-se o procedimento qualitativo de pesquisa, operacionalizado por meio de estudo de caso. Dentre os principais resultados, notou-se que as decisões em portfólio de produtos dependem, sobretudo, da percepção da alta administração e que as análises financeiras constituem-se no principal método de apoio à decisão utilizado.

Palavras-chave: Processo de Desenvolvimento de Produtos. Gestão de Portfólio. Empresas de Base Tecnológica.

Downloads

Publicado

2013-03-08

Como Citar

Burin Neto, F., Jugend, D., Barbalho, S. C. M., & Silva, S. L. da. (2013). Gestão de portfólio de produtos: práticas adotadas por uma empresa de base tecnológica de médio porte localizada na cidade de São Carlos – SP. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (1), 67. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.986

Edição

Seção

Artigos