Projeto de guichê de atendimento contextualizado pela Análise Ergonômica do Trabalho

Autores

  • Andréa Regina Martins Fontes
  • Daniel Braatz
  • Dernival Bertoncello
  • Luciana de Mendonça Santos
  • Nilton Luiz Menegon

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.109

Resumo

Este artigo explicita o processo de projeto de um mobiliário concebido para os guichês de atendimento ao público da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, contextualizado num processo mais amplo de Análise Ergonômica do Trabalho (AET) do Atendente Comercial. Dentro da perspectiva da construção social do projeto, o artefato resultante, articula as lógicas da ergonomia, segurança, engenharia, comercial e operacional, revelando conflitos de valores e de variáveis, os quais, são expressos no novo balcão, em termos de inadequações de uso. O artefato resultante deste processo expressa o conflito entre o atendente vendedor e o atendente prestador de serviço, reflexo da dicotomia concessão de um serviço público versus concorrência de mercado, que circunstancia a realidade operacional da ECT. Palavras-Chave: Projeto, Ergonomia, Organização do Trabalho.

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Publicado

2006-04-01

Como Citar

Fontes, A. R. M., Braatz, D., Bertoncello, D., Santos, L. de M., & Menegon, N. L. (2006). Projeto de guichê de atendimento contextualizado pela Análise Ergonômica do Trabalho. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (1), Pag. 111. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.109

Edição

Seção

Artigos