Discussão pós implantação das possíveis contribuições da ergonomia no projeto de automatização de linhas de produção
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v11i4.1585Resumo
Este artigo aborda a temática de concepção de espaços de trabalho a partir da perspectiva da Ergonomia Situada. O objetivo foi o de refletir o papel da Ergonomia no projeto de situações produtivas a fim de antecipar e mitigar o aparecimento de novos constrangimentos. Para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizado um estudo de caso em uma indústria de embalagens, na qual foi implantada uma linha automatizada em substituição a demandas de afastamentos no trabalho manual anteriormente realizado. O presente artigo baseou-se nos resultados da Análise Ergonômica do Trabalho da situação implantada e da análise à posteriori do processo de projeto da referida melhoria. Analisou-se que a solução adotada não permite margem de manobra para lidar com as variações inerentes ao processo, sendo necessárias constantes intervenções de operadores para a liberação e continuação dos trabalhos da linha. Evidenciou-se que a solução implantada não teve a participação de atores importantes como os operadores e o pessoal da manutenção, direcionando um olhar tecnicista que buscou eliminar o fator humano. Concluiu-se que a Ergonomia integrada no desenvolvimento do projeto favorece a construção coletiva da análise do trabalho e consequentemente a elaboração de soluções mais eficazes.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.