Estratégias da Cultura Organizacional para a Inovação Tecnológica

Autores

  • Camila Isabel Maia Ramos
  • Márcia Regina Neves Guimarães
  • Felipe Ferreira de Lara

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v14i2.2139

Resumo

Devido às contínuas mudanças no ambiente externo, as organizações precisam inovar-se constantemente para garantir a sua sobrevivência, e para isso, é necessário que se tenha uma cultura propícia para que as inovações sejam desenvolvidas. O objetivo do trabalho é analisar a relação entre cultura organizacional e inovação tecnológica em uma empresa do ramo de bebidas através de um estudo de caso. A estrutura matricial, comunicação informal, descentralização do poder de decisão e baixo nível de formalização, são algumas características culturais da empresa e que estimulam diretamente a inovação. Também é explorado na pesquisa, o trade-off entre inovação no setor corporativo e no setor produtivo, considerando principalmente o nível de decisão dos funcionários. Assim, no decorrer deste estudo, mostra-se a criação de um ambiente favorável para que ocorra a inovação organizacional a partir das características culturais da empresa em questão.

Downloads

Publicado

2019-06-01

Como Citar

Ramos, C. I. M., Guimarães, M. R. N., & Lara, F. F. de. (2019). Estratégias da Cultura Organizacional para a Inovação Tecnológica. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, 14(2). https://doi.org/10.15675/gepros.v14i2.2139

Edição

Seção

Artigos