Sustentabilidade nas organizações: vantagens e desafios
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v11i2.1403Resumo
As organizações necessitam adotar políticas e práticas sustentáveis, ocasionando a busca por modelos sustentáveis. Assim este artigo buscou verificar as vantagens da utilização dos princípios da sustentabilidade nas organizações, bem como, detectar as principais dificuldades ao implantar um modelo sustentável, identificando a existência dos princípios descritos por Oliveira et al. (2012) e outros autores. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura para entender o “estado da arte” relativo à sustentabilidade nas organizações e dados e informações foram coletados por meio da bibliometria realizada em artigos publicados em bases de periódicos. Observou-se que existe carência em termos de artigos publicados sobre sustentabilidade nas organizações e sobre modelos de sustentabilidade. Nos estudos encontrados e avaliados evidenciou-se a importância da sustentabilidade para as organizações com reflexos no seu melhor desempenho financeiro, no estímulo à inovação, à melhoria na gestão e no envolvimento do stakeholders em seus processos, como vantagens do uso da sustentabilidade e seus modelos nas organizações. Finalizando, identificou-se os seguintes desafios: necessidade de uma averiguação da maturidade da organização na utilização de metodologias sustentáveis e o preparo dos recursos humanos para a mudança organizacional.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.