Avaliação e adequação do mobiliário infantil para estruturação de check list de conformidade
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v7i3.645Resumo
A preocupação com o usuário no desenvolvimento de produtos torna-se necessária, principalmente quando se trata de mobiliário infantil. Nesse sentido, este estudo objetivou estruturar uma check list de parâmetros de conformidade para berço, considerando, nesta estruturação, a avaliação do protótipo do ERGOBERÇO® feita por usuários, elaborado seguindo critérios ergonômicos. Para tanto, o protótipo passou por avaliação no período de março a maio de 2010, nas residências de 42 crianças de 0 a 24 meses de idade. Foram utilizados observações in loco, registros fotográficos e questionário semi-estruturado para avaliar o protótipo nas questões relacionadas à sua estrutura, segurança e conforto proporcionado e, posteriormente, foi feito um agrupamento dos dados de forma a organizar as informações/avaliações dos usuários. Percebeu-se que, em relação à estrutura do protótipo, os usuários focaram mais nas sugestões de acessórios e melhoria estética, considerando em especial o quesito cor, havendo a sugestão do uso do branco. Para aspectos de segurança avaliaram o protótipo como seguro, ressaltaram a possibilidade de acidentes durante o uso da grade móvel, se não utilizada de maneira correta. Por fim, no aspecto conforto, os usuários o avaliaram como confortável, mas relataram que aspectos como largura e peso ocasionaram sensação de desconforto. O agrupamento e análise dessas variáveis e sugestões dos usuários resultaram em uma check list de parâmetros de conformidade, apresentado pelo estudo.
Palavras-chave: Ergonomia; Design; Berço; Conformidade.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.