Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- Como parte do processo de submissão de artigos científicos à Gepros, os autores devem seguir um conjunto de diretrizes para garantir a conformidade de sua submissão. A conformidade é necessária para que o artigo seja considerado para avaliação e eventual publicação na revista. A submissão do artigo deve ser feita por meio do site da revista, e após o registro, os autores devem utilizar o template disponibilizado pela revista para formatar o texto.
- Entre as normas que devem ser seguidas, destaca-se a exigência de que o artigo seja inédito, tanto no Brasil quanto no exterior, e não esteja em processo de avaliação para publicação em nenhum outro veículo de divulgação. Se o artigo tiver sido previamente publicado em anais de eventos científicos, é permitida a submissão, desde que o trabalho tenha recebido melhorias significativas em relação à versão original. Se o artigo já foi publicado anteriormente em formato impresso ou eletrônico, como working paper ou texto para discussão, o autor deve retirá-lo de circulação durante o processo de revisão e, se aceito para publicação, garantir que sua publicação ocorra exclusivamente na Revista Gepros.
- O trabalho submetido deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores, disponíveis na página Sobre a Revista.O arquivo de submissão deve estar em formato Microsoft Word e não pode ultrapassar 2MB. Ao submeter o artigo, os autores devem estar cientes de que o texto deve estar escrito corretamente em termos gramaticais e que a revisão por pares não inclui correções ortográficas e gramaticais. O artigo só será definitivamente aprovado para publicação se seguir as normas ortográficas e gramaticais da língua portuguesa ou inglesa.
- O editor e/ou qualquer indivíduo ou instituição vinculada aos seus órgãos colegiados não se responsabilizam pelas opiniões, ideias, conceitos e posicionamentos expressos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu autor (ou autores).
- Junto com o artigo, os autores devem encaminhar uma carta ao editor que explique a contribuição científica do trabalho e justifique como ele contribui para o avanço do conhecimento. Se o artigo tiver sido previamente publicado em anais de eventos científicos, é importante mencionar o fato na carta e citar as principais melhorias incorporadas ao trabalho. A carta deve ter no máximo uma página e ser submetida como Documento Suplementar ao artigo.
- Por fim, é importante ressaltar que todos os artigos submetidos e publicados na Revista Gepros devem ser originais e não ter sido publicados em nenhum periódico, livro ou manuscrito científico anteriormente. Ao submeter um artigo para avaliação, todos os autores e coautores devem se comprometer a realizar a avaliação de até dois artigos de outros autores, no sistema Double Blind Review.
Artigos
Diretrizes para a Publicação de Artigos
- O formato aceitável do arquivo é Microsoft Word ou RTF, com tamanho máximo de 2MB;
- O texto deve seguir o template da revista e as normas da American Psychological Association (APA) para redação e apresentação;
- A fonte utilizada deve ser Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento simples e alinhamento justificado;
- A primeira linha dos parágrafos deve ter recuo especial de 1,25cm, sem espaçamento entre eles;
- A página deve ser em papel A4 (29,7 x 21 cm), com margens de 3 cm (superior e esquerda) e 2 cm (inferior e direita);
- Os artigos devem ter até 10.000 palavras, incluindo tabelas, notas e referências;
- A estrutura do artigo deve seguir a seguinte ordem: título em inglês e português, abstract e resumo estruturado, keywords e palavras-chave, introdução, fundamentação teórica, método de pesquisa, resultados, análise e discussão dos resultados, considerações finais (principais conclusões, limitações da pesquisa e recomendações para futuros estudos) e referências;
- Os títulos do trabalho e das seções do artigo devem estar em caixa alta, enquanto os subtítulos devem estar em caixa baixa, ambos em negrito e numerados com algarismos arábicos;
- Não é permitido ter um subtítulo imediatamente após um título ou um subtítulo, sendo necessário pelo menos um parágrafo que os separe;
- Quadros, tabelas, gráficos e ilustrações devem ser inseridos no documento principal, na ordem em que aparecem no texto, com fonte de tamanho 10.
- O manuscrito não deve conter a identificação dos autores no corpo do trabalho. As informações sobre os autores devem ser apresentadas em um arquivo separado.
Essas são as diretrizes para a publicação de artigos, as quais devem ser rigorosamente seguidas para garantir a qualidade e padronização dos trabalhos submetidos. O cumprimento dessas normas contribui para a clareza, organização e efetividade na comunicação científica, tornando o artigo mais acessível e compreensível para o público-alvo. Sendo assim, recomenda-se aos autores que verifiquem cuidadosamente cada um desses requisitos antes de submeter seus artigos para publicação.
Diretriz para o Resumo Estruturado (RE)
O resumo estruturado é uma seção fundamental em qualquer trabalho acadêmico, pois permite ao leitor ter uma visão geral do estudo em poucas palavras. De acordo com as diretrizes da revista GEPROS, o resumo estruturado deve ser conciso, contendo no máximo 250 palavras e destacando o objetivo, o método de pesquisa, os principais resultados, as implicações da pesquisa, a originalidade/valor e as palavras-chave.
No que se refere ao objetivo, é importante descrever claramente o propósito do estudo e a questão de pesquisa ou problema que se pretende resolver. Em relação ao referencial teórico, é necessário apresentar as principais bases teóricas que fundamentam a pesquisa, demonstrando a compreensão do estado da arte na área de interesse. No método, o autor deve descrever a metodologia utilizada no estudo, incluindo as técnicas de pesquisa empregadas.
Quanto aos resultados e conclusão, é fundamental apresentar os principais resultados obtidos e conclusões alcançadas a partir dos dados coletados e analisados. Na seção de implicações da pesquisa, deve-se destacar as principais contribuições gerenciais, acadêmicas e/ou sociais da pesquisa. Finalmente, na seção de originalidade/valor, é necessário descrever a contribuição do estudo para o avanço da ciência na área e/ou práticas de gestão socioambiental das organizações, alinhado ao escopo da GEPROS.
Além disso, é importante respeitar as normas de formatação do texto, tais como o uso de negritos apenas em títulos e subtítulos, a grafia em itálico de palavras estrangeiras e o uso de aspas para neologismos ou acepções incomuns. As notas devem ser evitadas, mas se utilizadas, devem ser breves e explicativas, sem confundir com referência à fonte. O artigo deve ser escrito de forma gramaticalmente correta, evitando problemas dessa natureza que possam levar à recusa do texto pelo editor.
Outro ponto importante é que o artigo não deve conter a identificação dos autores no corpo do trabalho. As informações sobre os autores devem ser apresentadas em página separada, juntamente com um breve currículo que descreva a experiência acadêmica e/ou profissional, endereço, números de telefones, fax e emails.
Declaração de Direito Autoral
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.