O problema de designação de locais de armazenagem: aplicação em uma empresa do setor de agronegócio
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v10i3.1284Resumo
O presente trabalho tem por objetivo propor um esquema eficiente de armazenagem para uma empresa do setor de agronegócio. A empresa estudada localiza-se na região do Alto Paranaíba–MG e, atua no ramo de exportação de grãos de café. Um sistema de armazenagem eficiente pode proporcionar uma melhoria na ocupação do espaço e na utilização dos recursos operacionais e do tempo do pessoal, além de facilitar no processo de separação de pedidos. Para isso, o problema foi modelado matematicamente como um problema de designação de locais de armazenagem (Storage Location Assignment Problem – SLAP), buscando a minimização dos custos de manuseio e a maximização da utilização do espaço e da eficiência do armazenamento. O modelo utilizado, com os dados coletados na empresa, foi resolvido utilizando o solver CPLEX versão 12.1. O novo cenário de armazenagem proposto pela resolução do modelo foi comparado com o cenário atual da empresa e, diversas vantagens foram observadas.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.