Processo de Avaliação por Pares

Processo de Avaliação por Pares

O Processo de Avaliação por Pares é um procedimento crítico para a publicação de artigos científicos na GEPROS. Este processo é composto por duas etapas sequenciais, envolvendo um sistema de dupla avaliação. A primeira etapa é a desk review, em que os editores analisam os artigos recebidos para avaliar sua relevância ao escopo da revista e seu potencial para contribuir significativamente para o conhecimento no campo de estudo. Na segunda etapa, os artigos aprovados na desk review são encaminhados a dois especialistas, que compõem o corpo de pareceristas da revista, para avaliação no sistema Double Blind Review, ou a pesquisadores externos selecionados por seu conhecimento na área de estudo do artigo.

Os pareceristas são professores e pesquisadores associados a programas de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino nacionais ou estrangeiras. Eles avaliam os artigos considerando a relevância do tema estudado, a redação, o encadeamento lógico da revisão teórica com a utilização de referências apropriadas, a adequabilidade dos procedimentos metodológicos, a profundidade e a consistência das análises, o delineamento das conclusões e a relevância das contribuições, mediante formulário pré-definido fornecido aos pareceristas.

Após a avaliação, o editor pode tomar três decisões: aceitar o artigo, solicitar pequenas correções obrigatórias, requerer correções obrigatórias mais significativas ou rejeitá-lo. Caso o manuscrito seja aceito com correções requeridas, o autor deve realizar os ajustes solicitados pelos pareceristas e editores. Após a constatação destes, o artigo é submetido à revisão ortográfica, gramatical e de adequação às normas adotadas pela revista e à editoração final do documento.

É importante notar que, em caso de divergências entre os avaliadores, o editor pode selecionar um terceiro avaliador ou rejeitar o manuscrito. Este processo garante a qualidade dos artigos publicados pela GEPROS e é um requisito fundamental para o avanço do conhecimento na área de estudo da revista.