Uso de produtos eletrodomésticos por idosos: adequação das informações
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.1140Resumo
Este estudo buscou avaliar a adequação das informações disponibilizadas por manuais de instruções de forno micro-ondas às normas, o nível de compreensão destas por usuários idosos em relação ao uso seguro do produto. Os procedimentos utilizados foram a análise das informações de cinco manuais de fornos micro-ondas de marcas distintas por meio dos critérios preconizados pelas normas: ISOGUIDE 37 e ISO 2145 e seleção de termos e palavras que geraram dúvidas nessa avaliação para averiguação do entendimento destes pelos idosos. Os manuais foram analisados a partir dos itens elencados das normas que estariam adequados ao produto em avaliação, a adequação das informações foram avaliadas em “atende”, “não atende” e “atende parcialmente”. Os resultados indicam que os manuais de instruções dos fornos micro-ondas apresentam não conformidade em relação a: estrutura do manual, estrutura da escrita, legibilidade e princípios gerais. Em relação ao significado dos termos e palavras, os resultados mostraram diferenças entre os significados impressos pelos fabricantes e o que os usuários entendem. A falta de atenção às normas e de conhecimento sobre os usuários dos produtos, levaram a manuais com erros gramaticais, títulos em índice diferente do utilizado no manual, uso de termos complexos e palavras em inglês, tamanho de letra pequena, textos extensos, inconsistência entre as informações contidas manual e no produto, dentre outros.
Palavras-chave: Normas ISOs. Manuais de Instruções. Produtos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.