Estudo sobre o desenvolvimento e tendências futuras da Manufatura Integrada por Computador (CIM) através de análise bibliográfica e bibliométrica
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v12i3.1688Resumo
O conceito de Manufatura Integrada por Computador (CIM) surgiu e começou a ser discutido no século passado, ainda na década de 1970. Este trabalho trás os conceitos iniciais da CIM, mostrando quais eram as expectativas com sua implantação nas indústrias de manufatura. Através de uma pesquisa bibliográfica detalhada, baseada numa análise bibliométrica, buscou-se verificar quando foi o auge das pesquisas e publicações a respeito deste tema e como se deu sua evolução. Por fim, são apresentadas as tendências futuras para as tecnologias de chão de fábrica que permitem a integração das informações em todos os departamentos da empresa.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.