Emprego de uma metodologia para aquisição de materiais numa empresa de construção civil da cidade de Campos dos Goytacazes
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.210Resumo
O setor da construção civil no Brasil tem uma grande importância econômica, com participação efetiva tanto em salários pagos e em pessoal ocupado, como no PIB brasileiro. Isto reflete a necessidade de uma maior atenção ao setor, com o intuito de melhorar a infra-estrutura do país e, ao mesmo tempo, gerar mais empregos e renda. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de caso da aplicação da metodologia proposta por Carvalho (2001), direcionado a uma empresa de construção civil da cidade de Campos dos Goytacazes, visando ilustrar uma maneira de melhoria deste setor no que tange à aquisição de materiais. A metodologia visa prover ferramentas para apoiar o processo decisório na cadeia de suprimentos, buscando a aquisição de matérias-primas pela escolha do melhor conjunto de contratos de fornecimento. O foco da metodologia é a análise da relação de cada fornecedor e cada produto, formando pares fornecedor/produto, que são as alternativas de decisão para os modelos, de forma estratégica, buscando a redução dos custos do material adquirido. Desta forma, são geradas informações capazes de dar um melhor suporte na tomada de decisão. Palavras-chaves: Construção civil; Otimização; Gerenciamento do relacionamento com o fornecedor.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.