Análise do Processo de Entrada e Saída de Veículos no Aeroporto Regional de Uberlândia: Um Modelo de Simulação
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v12i4.1830Resumo
O crescente número de usuários que utilizam os terminais de passageiros dos aeroportos regionais indica a necessidade de buscar meios para aperfeiçoar a qualidade do serviço ofertado, seja por meio da expansão da capacidade ou de atitudes de racionalização do ambiente. O presente artigo visa contribuir para a melhoria do processo de entrada e saída de veículos do aeroporto de Uberlândia utilizando a Simulação de Eventos Discretos e a Teoria das Filas. Durante a análise foram identificados três cenários capazes de melhorar a utilização desse subsistema, dos quais dois apresentaram-se mais vantajosos: um para curto prazo, por meio da racionalização dos recursos e melhoria da fiscalização de trânsito, e outro para médio prazo, mediante implantação de via de acesso
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.