Estudo comparativo entre diferentes métodos de aglutinação em otimização com múltiplas respostas
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v14i1.2080Resumo
Este trabalho tem o objetivo de avaliar o desempenho das funções aglutinadoras Desirability, Desirability Modificada e Programação por Compromisso, aplicadas na otimização de problemas com múltiplas respostas. O desempenho das funções aglutinadoras foi mensurado por meio da Distância Percentual Média. Para a aplicação do método proposto foram selecionados três problemas contendo múltiplas respostas presentes na literatura. Os resultados obtidos para os casos de estudo selecionados indicam um melhor desempenho da função aglutinadora Desirability Modificada, para a otimização simultânea de múltiplas respostas, especialmente quando essas respostas são modeladas por equações contendo termos quadráticos, independentemente do número de termos, do tipo de respostas e do número de variáveis que possam conter. A metodologia e os resultados apresentados neste trabalho visam colaborar com a pesquisa, o desenvolvimento e a avaliação de técnicas avançadas para a otimização de problemas com múltiplas respostas que são relevantes na busca de especificações para o aumento da eficiência em processos industriais.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.