Método Taguchi aplicado na identificação dos fatores causadores da descarbonetação do arame de aço SAE 51B35, durante tratamento térmico de esferoidização
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.800Resumo
Métodos estatísticos têm sido usados para melhorar processos e acelerar o desenvolvimento tecnológico industrial. O objetivo deste trabalho foi investigar a influência das variáveis de processo do tratamento térmico de esferoidização dos arames de aço SAE 51B35 e buscar a melhor condição de ajuste de determinados parâmetros de processo, para reduzir a profundidade de descarbonetação superficial. Quatro fatores foram identificados como potencialmente importantes para a qualidade do material. Cada um destes fatores foi estudado a dois níveis e todas as corridas experimentais foram realizadas em ambiente de produção. Para conduzir esta pesquisa de maneira clássica, seria necessário um grande número de experimentos, o que implicaria em alto custo; entretanto, pelo uso do método Taguchi, estruturado numa matriz fracionada saturada L8, foi possível reduzir em 50% o esforço experimental. O estudo permitiu concluir que o ajuste dos fatores significativos em seus melhores níveis, resulta em substancial redução da espessura da camada descarbonetada, atendendo às especificações do produto.
Palavras-chave: Arame de aço SAE 51B35; Método Taguchi; Tratamento térmico de esferoidização.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.