BPMN e ferramentas da qualidade para melhoria de processos: um estudo de caso

Autores

  • Lucas da Costa Almeida
  • Sérgio Augusto Faria Salles
  • Rafael Ladeira Carvalho
  • Alline Sardinha Cordeiro Morais
  • Simone Vasconcelos Silva

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v14i4.2308

Resumo

O objetivo do presente estudo consiste na identificação de oportunidades de melhoria em processos de produção de uma serralheria. Como método, serão utilizadas técnicas da gestão da qualidade em conjunto com a modelagem de processos, através da notação BPMN. Inicialmente, foi aplicado o diagrama de Ishikawa para identificação das possíveis causas e correlações para os gargalos encontrados. Posteriormente, foi utilizado o método dos “5 por quês” para identificar as causas raízes do problema em questão. O atraso na entrega de projetos foi identificado como principal oportunidade de melhoria para a empresa, sendo apontando como ação de melhoria o investimento em treinamento de seus funcionários, assim como a descrição de procedimentos, para evitar erros durante as operações. A mudança no fluxo operacional também foi sugerida, através do diagrama “TO BE” que contém as melhorias no processo com base no problema e nas causas identificadas.


Palavras-chave: BPMN. Gestão de processos. Redesenho de Processos.

Downloads

Publicado

2019-09-01

Como Citar

Almeida, L. da C., Salles, S. A. F., Carvalho, R. L., Morais, A. S. C., & Silva, S. V. (2019). BPMN e ferramentas da qualidade para melhoria de processos: um estudo de caso. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, 14(4), 156. https://doi.org/10.15675/gepros.v14i4.2308

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)