Derivação de requisitos de software a partir de modelos de processos de negócio melhorados: uma experiência em secretaria acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v13i4.2007Resumo
O presente artigo apresenta trabalho de análise e melhoria do processo de requisições de alunos no setor do registro acadêmico de uma instituição federal de ensino, utilizando modelagem de processo na notação BPMN, ferramentas da qualidade e técnica de derivação de requisitos de software. A metodologia utilizada para se alcançar tais objetivos baseou-se em reuniões com funcionários do setor para modelar o processo atual, aplicação de ferramentas da qualidade, para identificar os problemas e suas causas neste processo, a fim de melhorá-lo, e validá-lo, para que haja um aperfeiçoamento com a direção do setor. Foi feito também um levantamento bibliográfico sobre técnicas de derivação de requisitos de software a partir de modelos de processos de negócio, tendo sido escolhida a técnica REMO para a aplicação neste estudo de caso. São apresentados como resultados o modelo do processo atual, as técnicas de qualidade aplicadas, o modelo do processo melhorado e os requisitos extraídos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.