Derivação de requisitos de software a partir de modelos de processos de negócio melhorados: uma experiência em secretaria acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v13i4.2007Abstract
O presente artigo apresenta trabalho de análise e melhoria do processo de requisições de alunos no setor do registro acadêmico de uma instituição federal de ensino, utilizando modelagem de processo na notação BPMN, ferramentas da qualidade e técnica de derivação de requisitos de software. A metodologia utilizada para se alcançar tais objetivos baseou-se em reuniões com funcionários do setor para modelar o processo atual, aplicação de ferramentas da qualidade, para identificar os problemas e suas causas neste processo, a fim de melhorá-lo, e validá-lo, para que haja um aperfeiçoamento com a direção do setor. Foi feito também um levantamento bibliográfico sobre técnicas de derivação de requisitos de software a partir de modelos de processos de negócio, tendo sido escolhida a técnica REMO para a aplicação neste estudo de caso. São apresentados como resultados o modelo do processo atual, as técnicas de qualidade aplicadas, o modelo do processo melhorado e os requisitos extraídos.
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