Inovação em parceria com o cliente: desenvolvimento conjunto entre o cliente e o fornecedor de um software para a indústria têxtil
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.258Resumo
O objetivo desse artigo é avaliar como o usuário final do softwares pode desenvolver ou ajudar a desenvolver softwares inovadores. Alguns autores acreditam que a inovação nunca vem do usuário, outros acreditam que isto é possível. A área da tecnologia da informação das organizações nem sempre sabe se deve ou não envolver dessa forma o usuário.E quando optam por envolvê-los, nem sempre sabem como. Este artigo espera responder essas questões para a área de TI; e para isso, algumas considerações são necessárias, como por exemplo, como as organizações pesquisadas definem inovação e qual o método aplicado ou sugerido para que o resultado seja a inovação. No artigo, estarão enfatizados os conceitos de inovação, user innovation e estratégia. O método utilizado foi o estudo de caso, que foi aplicado em duas empresas da indústria têxtil. As empresas escolhidas têm o processo de tecnologia da informação (TI) muito desenvolvido, isto é, elas fazem seus próprios desenvolvimentos. A pesquisa possibilitou concluir que o usuário pode e desenvolve softwares e aplicações inovadoras, mas precisa ter um perfil apropriado para participar do processo de inovação.
Palavras-chave: Estratégia; User Innovation; Inovação.
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