Estratégia de gestão de plataformas em serviços: caso de uma empresa de design de ambientes

Autores

  • Leonel Del Rey de Melo Filho
  • Mariana Freitas Coelho
  • Carlos Alberto Gonçalves
  • Marlusa Gosling

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v10i1.1205

Resumo

A gestão de plataformas é uma ferramenta estratégica para empresas de vários portes, mas carecede estudos no setor de serviços. O objetivo desse artigo é investigar uma utilização da gestão deplataforma, desenhada para alcançar flexibilidade modular e dinâmica operacional em projetos deserviços. A plataforma estudada é avaliada como um recurso estratégico de um caso particular. Foramanalisadas as contribuições desse recurso na perspectiva da teoria da Visão Baseada em Recursos(VBR) e de Marketing de Serviços (MS) com o propósito de analisar seus efeitos no desempenhoda empresa. A estratégia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso exploratório em uma empresade design de ambientes físicos. A técnica de coleta de dados abrangeu uma observação participante,análise de documentos e grupo focal com as gestoras da empresa. A pesquisa mostrou que a gestãoda plataforma constitui um recurso estratégico que auxilia o planejamento das capacidades operacionaisinternas, posicionamento no mercado e melhor atendimento ao cliente.Visão Baseada em Recursos.

Palavras-chave: Empresa de Serviços. Gestão de Plataformas. Marketing de Serviços.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2015-03-04

Como Citar

de Melo Filho, L. D. R., Coelho, M. F., Gonçalves, C. A., & Gosling, M. (2015). Estratégia de gestão de plataformas em serviços: caso de uma empresa de design de ambientes. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, 10(1), 49. https://doi.org/10.15675/gepros.v10i1.1205

Edição

Seção

Artigos