Proposta de um método para identificação e medição da importância relativa das preferências dos clientes usando a abordagem fuzzy-AHP

Autores

  • Túlio Fígaro Ulhoa
  • Rafael Henrique Palma Lima
  • Lauro Osiro

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v12i3.1700

Resumo

A identificação das necessidades e preferências dos consumidores está intimamente ligada à percepção da qualidade dos produtos. Por isso, abordagens de desenvolvimento de produto como o QFD destacam a importância da identificação dos requisitos dos clientes para o sucesso do processo de desenvolvimento de produtos. Apesar disso, pouca ênfase é dada à forma como essas etapas iniciais devem ser realizadas. Portanto, este trabalho propõe um método dividido em três etapas para ajudar tanto na identificação de necessidades dos clientes como na medição da importância relativa dos aspectos considerados relevantes por potenciais consumidores, utilizando a abordagem Fuzzy-AHP. Uma aplicação piloto foi realizada no setor de fones de ouvido para ilustrar as etapas do método, o que possibilitou diversas reflexões práticas sobre a aplicabilidade do método e a forma como os dados podem ser analisados e empregados para a tomada de decisão. Além disso, o método Fuzzy-AHP se demonstrou eficaz em demonstrar a importância relativa das preferências dos consumidores.

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Publicado

2017-09-01

Como Citar

Ulhoa, T. F., Lima, R. H. P., & Osiro, L. (2017). Proposta de um método para identificação e medição da importância relativa das preferências dos clientes usando a abordagem fuzzy-AHP. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, 12(3), 153. https://doi.org/10.15675/gepros.v12i3.1700

Edição

Seção

Artigos