Impacto da Manufatura Aditiva nos Processos Tradicionais de Produção: Um Estudo de Caso em Joalheria Artesanal
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v14i3.2622Palavras-chave:
impressão 3D, sistema de produção, joalheria artesanalResumo
Atualmente, com as novas formas de produzir, em que as organizações buscam gastar menos e produzir mais as tecnologias ganham espaço para apoiar essas novas formas de produção. O uso da impressão 3D vem quebrando paradigmas e criando valor para os clientes de uma forma a transformar as maneiras tradicionais de produção. No setor joalheiro essa tecnologia já vem sendo utilizada como ferramenta de construção de modelos, um trabalho anteriormente realizado manualmente por um modelador. Nesse artigo os processos de fabricação de joias tradicionais serão apresentados e também será abordada a utilização da tecnologia de prototipagem por impressão 3d no setor joalheiro. Além de um estudo de caso comparando a fabricação de uma joia pelo modo tradicional e com o uso da manufatura aditiva. Foi comparado o processo de desenvolvimento de um projeto de uma joia, através do processo de manufatura artesanal tradicional, onde o desenho do artesão foi modelado em software CAD e submetido a uma plataforma online de serviços de impressão em ouro, para efeitos de comparação. Evidenciamos o potencial de aplicação desta tecnologia emergente e a possibilidade da otimização e redução de custos. Em contraposição, também realçamos a importância fundamental da produção artesanal e o valor atribuído a esta atividade neste setor produtivo específico.
Referências
ABREU, S. Impressão 3D baixo custo versus impressão em equipamentos de elevado custo. Dissertação (Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica) – Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto. Porto, Protugal, 2015.
ADLER, S.; FRYÉ, T. The revolution of CAD/CAM in the casting of fine jewelry. Rapid Prototyping and Manufacturing 2006. Chicago: Society of Manufacturing Engineers. 2006. p. 24.
CARVALHO, Laura; OLIVEIRA, Leonardo; PINTO, Marcelo; JÚNIOR, Márcio; Sistemas de produção na joalheira: do projeto à entrega do produto final. Dossiê Técnico, Serviço brasileiro de respostas técnicas, Outubro 2012.
COPRUCHINSKI, L. A Arte de Desenhar joias. Curitiba: Léia Copruchinski, 2011.
GOLA, E. A joia: História e Design. São paulo: SENAC, 2008.
GREENBERG, Andy. These 3-D Printed Skeleton Keys Can Pick High-Security Locks in Seconds. 2014. Disponível em: <http://www.wired.com/2014/08/ 3d-printed-bump-keys/?mbid=social_twitter>. Acesso em: 27.mar. 2018.
HE ART JOIA. Fundição por cera perdida ou microfusão. 2012. Disponível em: < http://heartjoia.com/4485-fundicao-cera-perdida-microfundicao-ouro-prata>. Acesso em 15.Mai. 2018.
HOHKRAUT, U. Rapid Prototyping and Jewelry Design. Annals of DAAAM for 2010 and Proceedings of the 21st International DAAAM Symposium. Zadar: Danube Adria Association for Automation and Manufacturing (DAAAM). 2010. p. 2.
KARASINKI, Vinicius. Como funciona uma impressão 3D? [Ilustração]. 2013. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/impressora-3d/38826-como-funciona-uma-impressora-3d-ilustracao-.htm>. Acesso em: 15.Mar. 2018
KLIAUGA, Andréa Madeira; FERRANTE, Maurizio. Metalurgia básica para ourives e designers do metal à joia. Editora Blucher, 2009. 337 p.
LIPSON, Hod.; KURMAN, Melba. Fabricated: The New World of 3D Printing. In.dianápolis: John Wiley & Sons, Inc., 2013.
MONTEIRO, M. T. F.; KRUCKEN, L.; LANA, S. Potencialidades da impressão 3D sob a perspectiva do design: uma análise do setor de joalheria em Belo Horizonte. 11o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Gramado: UFGRS. 2014. p. 11. DOI: https://doi.org/10.5151/designpro-ped-00550
PAIM, Rafael et al. Gestão de processos: pensar, agir e aprender. Porto Alegre: Bookman, 2009. 327 p.
PIPES, Alan. Desenho para designers. São Paulo: Blucher, 2010.
SALGADO, Eduardo Gomes; MELLO, Carlos Henrique Pereira; SILVA, Carlos Eduardo Sanches da; OLVEIRA, Eduardo da Silva; ALMEIDA, Dagoberto Alves de (2009) Análise da aplicação do mapeamento do fluxo de valor na identificação de desperdícios do processo de desenvolvimento de produtos . Revista Gestão da Produção, São Carlos, v.16, n.3, p.344-356, jul/set, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-530X2009000300003
SIAS, F. R. Lost-Wax Casting: old, new, and inexpensive methods. Pendleton: Woodsmere Press, 2005.
SLACK, Nigel. CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração de Produção. São Paulo: Atlas, 2009.
SNYDER, T. W. The Ganoksin Project. Additive Manufacturing Beams Down to the Jewelry Scene Growing Up, 2014. Disponivel em: <http://www.ganoksin.com/borisat/nenam/jewelry-additive-manufacturing-system.htm>. Acesso em: 17 maio 2018.
TAKAGAKI, L. K. CAPÍTULO 3. Tecnologia de Impressão 3D. Revista Inovação Tecnológica, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 28 - 40, dez 2012. ISSN 21792895.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.