Photovoltaic solar energy and sustainability in higher education institutions: a multiple case study

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v18i00.2939

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável, Universidades, Energias Renováveis, ODS.

Resumo

Objetivo: identificar quais Instituições de Ensino Superior (IES) na Região Metropolitana do Cariri (RMC) usam energia solar fotovoltaica, analisar as ações de sustentabilidade praticadas pelas IES, correlacionando com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Desenho/metodologia/abordagem: estudo de caso, sendo a fonte de dados secundários e a técnica de análise dos dados é a bibliográfica e documental.

Resultados: quatro IES fazem uso da energia solar fotovoltaica (22,22%) na RMC de um total de 18 IES, revelando predominância das IES públicas (75%) em relação às privadas (25%). Os sistemas são relativamente novos, tendo sido instalado nos últimos cinco anos. O payback simples médio encontrado de 4,9 anos. Em outras universidades no mundo, o estudo mostrou que esse prazo varia de 3 a 14,29 anos. A geração energética média mensal vai de 18.000 kWh a quase 115.000 kWh. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 é observado em todas as IES do estudo, sendo que 1 das IES apresenta ações em todos os ODS.

Pesquisa, implicações práticas e sociais: Os resultados revelaram que a motivação maior na implantação da energia solar fotovoltaica nestas IES é a questão ambiental e social, e não a econômica, revelando ainda a predominância das IES públicas frente às IES privadas. Por ser uma região com potencial elevado para o uso de energias renováveis, o resultado encontrado se propõe ainda a incentivar o debate entre as demais IES identificas no estudo, para que as mesmas venham a adotar esta solução.

Originalidade / valor: as IES têm uma capacidade enorme para exercer influência positiva na sociedade, sendo um elo entre a pesquisa, a prática e a difusão do conhecimento. A RMC possui uma relevante estrutura educacional, com 18 IES, podendo contribuir significativamente para atender aos ODS. O artigo apresenta a estrutura e os impactos da adoção de ações de sustentabilidade nestas IES.

Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável; Universidades; Energias Renováveis; ODS.

 

Biografia do Autor

Cícero Allan Barbosa Soares

Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Formado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Regional do Cariri (2009). Pós-Graduação MBA em Gerenciamento de Projetos pela Universidade Estácio de Sá - UNESA (2016). Pós-Graduação MBA em Gestão da Qualidade pela Faculdade Paraíso - FAP (2018). Atuou como Supervisor de PPCP e como Supervisor de Almoxarifado em indústria de grande porte. Atuou como Engenheiro Mecânico, Supervisor de Produção e Supervisor de PPCP em indústria de médio porte. Inglês avançado. Alemão básico Master in Sustainable Regional Development from the Federal University of Cariri (UFCA). Graduated in Mechanical Production Engineering from Universidade Regional do Cariri (2009). Postgraduate MBA in Project Management from Estácio de Sá University - UNESA (2016). Postgraduate MBA in Quality Management from Faculdade Paraíso - FAP (2018). Acted as PPCP Supervisor and Warehouse Supervisor in large industries. Acted as Mechanical Engineer, Production Supervisor and PPCP Supervisor in medium-sized industry. Advanced English. basic german

Jeniffer de Nadae, Universidade Federal do Cariri, Centro de Ciênicas Sociais Aplicadas.

Professora da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Professor permanente do Mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER/UFCA). Pós Doutora em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP - 2019. Doutora em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP, linha de pesquisa Qualidade e Engenharia do Produto (QEP) -2016, doutorado Sanduíche Université du Québec à Trois-Rivières. Mestre em Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia de Bauru da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP/Bauru) no ano de 2010. Possui graduação em Administração de Empresas e Agronegócios (2008), pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP/UD-Tupã/SP). Tem experiência na área de Administração, Gestão da Produção, Gestão por processos; Gestão de Projetos; Certificações integradas (ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, ISO 16001) e Supply Chain Management e Sustentabilidade com os temas: sustentabilidade e indicadores baseados no conceito do triple bottom line, gestão de resíduos, logística reversa e economia circular.

Diego Coelho do Nascimento, Universidade Federal do Cariri, Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA

Licenciado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Bacharel em Fisioterapia pela Faculdade Leão Sampaio, Especialista em Geografia e Meio Ambiente pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável da Universidade Federal do Ceará (UFC/ Campus Cariri) e Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade Federal do Cariri (UFCA) atuando no curso de Administração Pública/Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Bolsista de Produtividade em Pesquisa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e Coordenador/Líder do Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (LAURBS). Dedica-se à pesquisas no âmbito do Planejamento Urbano, Sustentabilidade, Desenvolvimento Regional, Problemáticas e Gestão Urbanas/Metropolitanas e Políticas Públicas.

Paulo Renato Alves Firmino, Universidade Federal do Cariri, Centro de Ciências e Tecnologia.

Graduado em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), mestre (2004) e doutor (2009) em Engenharia de Produção pela mesma instituição. Tem experiência em Pesquisa Operacional, com ênfase em Modelagem, Simulação e Previsão, atuando principalmente na Análise Probabilística de Riscos. De 2010 até 2013 foi Professor Adjunto do Departamento de Estatística e Informática da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Desde 2014 é Professor de Estatística da Universidade Federal do Cariri (UFCA), lotado no Centro de Ciências e Tecnologia. É docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável e Matemática, ambos da UFCA. É colaborador do Programa de Pós-Graduação em Biometria e Estatística Aplicada da UFRPE.

Sandra Naomi Morioka, Universidade Federal da Paraíba, Centro de Tecnologia - Campus I, Departamento de Engenharia de Produção.

É professora do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e atual Coordenadora do Programa de Pós-Graduação do mesmo departamento. Possui doutorado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), finalizado em 2016, com pesquisa em modelos de negócio para sustentabilidade e competitividade. Esteve por 10 meses (2015) na Universidade de Cambridge (Inglaterra), para doutorado sanduíche como parte do Centre for Industrial Sustainability, liderado Prof. Steve Evans. Possui título de mestre em Engenharia de Produção também pela Escola Politécnica da USP (2014), com pesquisa em sistema de mensuração de desempenho corporativo alinhado à sustentabilidade. Possui duplo-diploma de graduação em Engenharia de Produção pela USP (2010) e e pela Technische Universität Darmstadt na Alemanha (2009), com trabalhos de formatura nos temas: fatores críticos de sucesso de projetos, sucesso de projetos, tipologia de projetos (no Brasil) e desenvolvimento de produtos socialmente sustentáveis (na Alemanha). Os trabalhos conduzidos no Brazil (doutorado, mestrado e trabalho de formatura) tiveram a supervisão da Profa. Marly Monteiro de Carvalho. Foi pesquisadora assistente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Possui experiência profissional com gestão de portfólio (escritório de projetos), novos negócios, inteligência de mercado e planejamento estratégico.

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2023-02-06

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Barbosa Soares, C. A., de Nadae, J., do Nascimento, D. C., Alves Firmino, P. R., & Morioka, S. N. (2023). Photovoltaic solar energy and sustainability in higher education institutions: a multiple case study. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, 18(00), e02939. https://doi.org/10.15675/gepros.v18i00.2939

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