Photovoltaic solar energy and sustainability in higher education institutions: a multiple case study
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v18i00.2939Palavras-chave:
Desenvolvimento Sustentável, Universidades, Energias Renováveis, ODS.Resumo
Objetivo: identificar quais Instituições de Ensino Superior (IES) na Região Metropolitana do Cariri (RMC) usam energia solar fotovoltaica, analisar as ações de sustentabilidade praticadas pelas IES, correlacionando com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Desenho/metodologia/abordagem: estudo de caso, sendo a fonte de dados secundários e a técnica de análise dos dados é a bibliográfica e documental.
Resultados: quatro IES fazem uso da energia solar fotovoltaica (22,22%) na RMC de um total de 18 IES, revelando predominância das IES públicas (75%) em relação às privadas (25%). Os sistemas são relativamente novos, tendo sido instalado nos últimos cinco anos. O payback simples médio encontrado de 4,9 anos. Em outras universidades no mundo, o estudo mostrou que esse prazo varia de 3 a 14,29 anos. A geração energética média mensal vai de 18.000 kWh a quase 115.000 kWh. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 é observado em todas as IES do estudo, sendo que 1 das IES apresenta ações em todos os ODS.
Pesquisa, implicações práticas e sociais: Os resultados revelaram que a motivação maior na implantação da energia solar fotovoltaica nestas IES é a questão ambiental e social, e não a econômica, revelando ainda a predominância das IES públicas frente às IES privadas. Por ser uma região com potencial elevado para o uso de energias renováveis, o resultado encontrado se propõe ainda a incentivar o debate entre as demais IES identificas no estudo, para que as mesmas venham a adotar esta solução.
Originalidade / valor: as IES têm uma capacidade enorme para exercer influência positiva na sociedade, sendo um elo entre a pesquisa, a prática e a difusão do conhecimento. A RMC possui uma relevante estrutura educacional, com 18 IES, podendo contribuir significativamente para atender aos ODS. O artigo apresenta a estrutura e os impactos da adoção de ações de sustentabilidade nestas IES.
Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável; Universidades; Energias Renováveis; ODS.
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