Aplicação da modularidade no projeto do produto e na produção: uma análise em uma montadora de caminhões e ônibus
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i4.851Resumo
O objetivo deste trabalho é investigar a aplicação da modularidade no que tange às perspectivas de projeto do produto e de produção. O trabalho descreve um estudo de caso realizado em uma montadora de veículos comerciais que se destaca por utilizar um modelo distinto de arranjo organizacional produtivo. No presente trabalho são apresentadas as relações entre alguns dos fornecedores com a montadora, a adequação do processo produtivo em função do lançamento de um novo veículo pesado e a iniciativa da empresa na implementação de uma planta piloto para utilização em novos desenvolvimentos de produtos. O artigo compara as práticas utilizadas pela montadora com a literatura dando ênfase ao relacionamento entre a montadora e os parceiros, ao desenvolvimento de novos produtos e à aplicação da modularidade na produção. As principais conclusões deste trabalho confirmam as melhores práticas apontadas na literatura sobre o consórcio modular e destaca as relações entre a modularidade de produto e de produção. Palavras-chave: Consórcio modular; Modularidade; Projeto Modular; Cadeia de suprimento.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.