Proposta de melhoria de um curso de mestrado em engenharia de produção por meio do uso do QFD - contexto de uma avaliação institucional.
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i3.166Resumo
O presente trabalho discute a qualidade em serviços, destacando o papel da avaliação institucional, como uma alternativa no diagnóstico da situação interna de uma instituição de ensino superior (IES). Entretanto, a avaliação institucional é somente um meio na busca da melhoria contínua, sendo necessário também, outras técnicas alternativas combinadas a esse processo. Dessa maneira, é apresentada a aplicação do Desdobramento da Função Qualidade (QFD), mais precisamente em um curso de mestrado em Engenharia de Produção, no contexto de um programa de avaliação institucional. O QFD foi adotado para que se pudesse desenvolver uma proposta de planejamento de melhoria da qualidade dos serviços praticados pelo curso. O trabalho conclui que, ao traduzir as necessidades dos alunos nos serviços prestados pela instituição, o QFD apontou os itens considerados mais importantes, para a obtenção de um resultado positivo, alinhado às suas necessidades, visando garantir à qualidade nos serviços prestados pelo curso estudado. Palavras-chave: QFD; Ensino Superior; Avaliação Institucional.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.