Macroergonomia aplicada em postos de trabalho de uma empresa de reciclagem mecânica de plástico
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v8i2.911Resumo
O artigo objetivou a aplicação de metodologias ergonômicas em uma empresa de reciclagem mecânica de plástico, cujo produto final são mangueiras flexíveis para construção civil. Para atingir o objetivo do trabalho, aplicaram-se duas etapas do Design Macroergonômico proposto por Fogliatto e Guimarães (1999): a identificação de usuários e coleta organizada de informações e a priorização dos Itens de Demanda Ergonômica (IDE) identificados pelos operadores. Para estas etapas foram realizadas entrevista aberta, observação não-participante e o registro de imagens. Por meio desta metodologia, identificaram-se as características da população de trabalhadores e suas principais demandas ergonômicas durante a execução das tarefas. Por fim, foram apresentadas oportunidades de melhorias visando à satisfação e saúde dos trabalhadores, através da otimização do conforto e segurança com aplicabilidade de ferramentas ergonômicas e no investimento de capacitações e conscientização dos funcionários para o cuidado com sua saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.