Gestão da cadeia de suprimentos de hortifrutis: estudo de caso de uma empresa varejista de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v1i1.741Resumo
O presente trabalho teve o objetivo de estudar uma rede varejista de produtos hortifrutícolas, por meio da des- crição e análise dos arranjos verticais colocados em prática, na busca por um nível adequado de coordenação entre os elos dessa cadeia produtiva. Partindo do método de estudo de casos, utilizou-se a teoria sobre gestão de cadeias de suprimentos para embasar a análise das informações levantadas. A pesquisa teve como foco uma empresa de varejo especializada na comercialização de hortifrutigranjeiros presente em várias localidades do estado de Minas Gerais. Dos resultados obtidos, destaca-se a busca da empresa pela adequação de suas estraté- gias de vendas aos quatro fatores-chave do desempenho das cadeias de suprimento (estoque, transporte, insta- lações e informação), com vistas a atingir um equilíbrio entre responsividade e eficiência. A eficiência na troca de informações entre a empresa e a matriz permite que ela trabalhe com níveis mínimos de estoques ao mesmo tempo que disponibiliza produtos novos, diariamente, aos clientes. Outro ponto de destaque relaciona-se a lo- calização privilegiada da matriz e seu grande poder de barganha junto aos seus fornecedores, o que permite o atendimento em quantidade, qualidade e a baixo custo de todas as filiais da rede. Palavras-chave: Cadeia de suprimentos; Hortifrutis; Comercialização.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.